MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Paulistano deverá comprar presente mais barato no Natal

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostrou que 84% dos paulistanos pretendem presentear alguém neste Natal, na comparação com 70% no ano passado. No entanto,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.12.2012, 11:33:01 Editado em 27.04.2020, 20:36:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostrou que 84% dos paulistanos pretendem presentear alguém neste Natal, na comparação com 70% no ano passado. No entanto, o valor médio de cada item a ser comprado diminuiu de R$ 55 para R$ 43.


continua após publicidade

Segundo a entidade, apesar da perspectiva de queda do valor médio, o número de presentes se mantém (4) e a proporção de compradores aumentou, o que deve levar a um gasto total esperado muito semelhante ao de 2011. A FecomercioSP também fez a ressalva de que é comum os consumidores darem respostas conservadoras sobre o número de presentes que pretendem comprar e acabarem cedendo às "pressões" natalinas e ao clima de fim de ano.


Os itens mais citados de possíveis presentes, de acordo com o levantamento, são acessórios, calçados e vestuário, com 55,4% da preferência. O crescimento mais expressivo foi do item telefone celular, que passou de 3% das intenções em 2011 para 7% este ano. A pesquisa revelou ainda que 78% dos paulistanos impõem limites de valor bastante claros na hora da escolha dos presentes.


continua após publicidade

A sondagem, feita com 1.116 consumidores da capital paulista entre os dias 10 a 13 deste mês, mostrou que a preferência do modo de pagamento é à vista. "Isso corresponde muito mais a uma resposta racional do consumidor no momento da abordagem dos entrevistadores do que realmente reflete sua escolha no momento da compra", avaliou a FecomercioSP, em nota distribuída à imprensa. A empresa informou que pesquisas anteriores mostraram que ao menos 50% do total de gastos de Natal são feitos de forma parcelada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Paulistano deverá comprar presente mais barato no Natal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!