MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Natal deve aumentar procura do paulistano por crédito, diz Fecomercio

Por Thiago Santos SÃO PAULO, SP, 16 de dezembro (Folhapress) - O consumidor paulistano está mais propenso a adquirir financiamentos e a sacar recursos de aplicações com a aproximação do Natal, disse a Fecomercio-SP (Federação do Comércio de São Paulo).

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.12.2012, 13:29:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Thiago Santos

SÃO PAULO, SP, 16 de dezembro (Folhapress) - O consumidor paulistano está mais propenso a adquirir financiamentos e a sacar recursos de aplicações com a aproximação do Natal, disse a Fecomercio-SP (Federação do Comércio de São Paulo).

A entidade diz que o comportamento seria motivado pela propensão ao consumo característico de dezembro e pelo baixo interesse pela aquisição de financiamentos em outubro e novembro --o que indica mais consumidores com margem para o endividamento.

De acordo com a Prie (Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento), realizada desde junho pela instituição, a intenção de obter crédito nos dois últimos meses --18,8 pontos em outubro e 21,2 em novembro-- ficou abaixo da média de 25 pontos da série. A Prie é realizada com base em 2.200 entrevistas mensais realizadas na cidade de São Paulo.

No último mês, 9,5% dos paulistanos pretendiam contrair algum tipo de financiamento nos próximos três meses. Em outubro, o número foi ainda menor (8,5%), número considerado "normal" pela Fecomercio-SP pelo início do período de renegociação de dívidas.

A baixa intenção de adquirir financiamentos no mês passado mostra que há um grau razoável de cobertura para eventuais gastos inesperados no orçamento do paulistano, segundo a assessoria técnica da pesquisa.

Recursos investidos

Em novembro, cerca de 38% dos endividados possuíam algum tipo de aplicação --contra quase 54% dos não endividados.

A poupança é a primeira opção entre os entrevistados que têm algum tipo de aplicação, com 75,5% da preferência, seguida por renda fixa (14,6%), previdência privada (6,7%) e ações (0,7%).

Segundo a instituição, as reservas em aplicações do consumidor deve cair em dezembro devido ao aumento da intenção de consumo característico do fim de ano.

13º salário

A intenção de gastar é coberta apenas parcialmente pelo 13º salário, diz a Fecomercio, porque nem todos os trabalhadores recebem o benefício e muitos têm gastos que superam o valor do abono de fim de ano.

Dessa forma, a retirada de recursos das aplicações costuma cobrir esse aumento das despesas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Natal deve aumentar procura do paulistano por crédito, diz Fecomercio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!