MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Participação de importados no consumo cai pela 1ª vez desde 2009

SÃO PAULO, SP, 13 de dezembro (Folhapress) - A participação de produtos industriais importados no consumo dos brasileiros caiu para 22,1% no terceiro trimestre deste ano, redução de 0,2 ponto percentual em relação ao segundo trimestre. É a primeira que

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.12.2012, 15:28:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 13 de dezembro (Folhapress) - A participação de produtos industriais importados no consumo dos brasileiros caiu para 22,1% no terceiro trimestre deste ano, redução de 0,2 ponto percentual em relação ao segundo trimestre. É a primeira queda em 10 trimestres, segundo estudo divulgado hoje pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com a Funcex (Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior).

De 27 setores avaliados pelo estudo, 12 importaram menos que no trimestre anterior. As indústrias de petróleo e biocombustíveis (2,4 pontos percentuais) e as de farmoquímicos e farmacêuticos (0,7 ponto percentual) foram as que tiveram as maiores quedas.

De acordo com o estudo, nos setores em que se registram quedas, as variações podem ser atribuídas à alta na taxa de câmbio ocorrida no início do ano e às medidas adotadas pelo governo para a desoneração dos setores industriais.

As exportações da indústria em relação ao total da produção se mantiveram em 18% no terceiro trimestre. Conforme o estudo, a estabilidade do Coeficiente de Exportação também é resultado das medidas de desoneração da folha de pagamento de alguns setores e à desvalorização do real desde o início do ano. O coeficiente, porém, ainda está bem abaixo da máxima histórica de 20,7% registrada no segundo trimestre de 2007.

"O mercado lá fora está muito ruim, por isso as exportações não decolam", avalia o economista da CNI Marcelo Azevedo.

A maioria dos setores da indústria de transformação aumentou as exportações no terceiro semestre de 2012 em relação período imediatamente anterior. Os que mais ampliaram as vendas ao exterior foram o de fumo, couros e calçados e máquinas e materiais elétricos.

Expectativa

Apesar das medidas de estímulo à indústria brasileira adotadas pelo governo, Azevedo destaca que não é possível afirmar ainda que as importações continuarão caindo. "Enquanto os mercados desenvolvidos estiverem em baixa, a produção dos países asiáticos serão desviadas para economias em crescimento como a brasileira", explica Azevedo.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Participação de importados no consumo cai pela 1ª vez desde 2009"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!