Economia

Utilização de computador e internet é maior em pequena empresa, diz pesquisa

Da Redação ·





Por Lucas Vettorazzo

RIO DE JANEIRO, RJ, 13 de dezembro (Folhapress) - Quanto menor o porte da empresa, maior o percentual de funcionários que utilizam o computador para o trabalho, apontou a pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas (TIC Empresas), divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Das companhias pesquisadas pelo IBGE, as micro e pequenas empresas (de 1 a 9 funcionários) foram as que apresentaram maior percentual de funcionários que utilizaram computador (57,2%) e internet (53%) em relação ao total de sua força de trabalho.

A diferença das micro para as grande é sensível. As empresas com 500 ou mais funcionários, apresentaram percentuais de uso de computador (38,7%) e internet (30,1%) inferiores.

Embora soe paradoxal, técnicos do instituto explicam que quanto maior a empresa, mais segmentadas são as funções desempenhadas por seus funcionários.

Quando uma companhia é menor, é comum que um mesmo empregado desempenhe mais de um tipo de função, que pode demandar ou não o uso do computador.

"Em uma empresa grande, os funcionários têm tarefas muito bem definidas, ao passo que em uma empresa menor, é comum que o mesmo funcionário responsável por serviços mais básicos, atendimento ou limpeza, use o computador e responda a emails", afirmou Aline Visconti, coordenadora da TIC Empresas 2010.

É a primeira edição da pesquisa TIC Empresas. Foram entrevistadas 17.444 empresas públicas e privadas em todo território nacional ao longo de 2010. A mostra separou as companhias por quantidade de funcionários e áreas de atuação.
 

continua após publicidade