Economia

Porto do Açu, de Eike Batista, inicia operação no 1º semestre de 2013

Da Redação ·





Por Venceslau Borlina Filho

RIO DE JANEIRO, RJ, 11 de dezembro (Folhapress) - O Porto do Açu, do empresário Eike Batista, vai iniciar as operações no primeiro semestre de 2013 a partir das atividades do estaleiro da OSX, afirmou nesta terça-feira (11) o novo presidente da LLX (logística), Marcus Berto.

O terminal "on shore" (em terra) de 6,5 quilômetros, por onde passarão as embarcações, está com 5 quilômetros já concluídos. O restante, ao final do canal, será construído no próximo ano. "As operações serão iniciadas com a chegada de insumos para a OSX", disse Berto.

O canal está localizado no terminal 2 do porto, onde também vão operar empresas como a Nov (National Oilwell Varco), Technip e Subsea, todas ligadas à atividade petrolífera. Os investimentos dessas três companhias somam R$ 1,1 bilhão.

No terminal 1, os 17 quilômetros de cais já estão prontos, segundo Berto. O porto tem 26 metros de calado e capacidade para receber até 47 embarcações ao mesmo tempo. No terminal, vão operar carregamentos de petróleo e derivados, e minério de ferro.

Ao todo, o Porto do Açu terá capacidade de movimentar 350 milhões de toneladas de carga por ano, segundo o novo presidente da LLX. Os investimentos totais, incluindo a implantação de empresas no parque industrial local, vão somar US$ 40 bilhões, segundo ele.

Berto fez sua primeira aparição pública durante o primeiro seminário organizado pelo governo do Rio para atrair investimentos ao Estado. Além dele, participaram o presidente da Nissan no Brasil, François Dossa, e a presidente da GE no Brasil, Adriana Machado.
 

continua após publicidade