MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Opep não altera previsão de demanda por petróleo em 2013

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve nesta terça-feira sua previsão para a demanda global por petróleo em 2013, uma decisão que pode significar que o grupo manterá seu teto de produção em 30 milhões de barris por dia na reunião

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.12.2012, 11:42:01 Editado em 27.04.2020, 20:36:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve nesta terça-feira sua previsão para a demanda global por petróleo em 2013, uma decisão que pode significar que o grupo manterá seu teto de produção em 30 milhões de barris por dia na reunião marcada para quarta-feira, em Viena.


continua após publicidade

Em seu relatório mensal sobre o mercado de petróleo, a Opep estima que a demanda pelo seu petróleo bruto em 2013 deve ficar inalterada em relação à projeção anterior, de 29,7 milhões de barris por dia. Isso significa uma queda de 400 mil barris por dia em relação ao nível deste ano.


O relatório também mantém inalterada as expectativas de crescimento na demanda mundial por petróleo em 800 mil barris por dia, o que deve ser coberto por uma produção maior dos EUA e do Canadá. A produção dos países fora da Opep deve crescer 900 mil barris por dia em 2013, para 53,8 milhões de barris por dia.


continua após publicidade

Segundo a Opep, "a fragilidade na economia global está causando uma grande dose de incerteza para as projeções para a demanda global por petróleo, que tem riscos de baixa, especialmente na primeira metade de 2013". "Boa parte desse risco pode ser atribuída não somente aos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas também à China e à Índia".


De acordo com a Opep, existem riscos elevados para as projeções de produção de petróleo, tanto de alta quanto de baixa, especialmente nos EUA, Brasil, Rússia, Síria, Iêmen, Sudão do Sul, China e México.


Mesmos com as incertezas, a Opep diz que uma projeção econômica melhor para 2013 "deve ajudar a dar suporte" para a estabilidade no mercado de petróleo.


Agora os participantes do mercado voltam o foco para as projeções da Agência Internacional de Energia (AIE), que serão divulgadas amanhã. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Opep não altera previsão de demanda por petróleo em 2013"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!