MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Grécia amplia prazo para recompra de títulos para reduzir dívida

SÃO PAULO, SP, 10 de dezembro (Folhapress) - A operação de recompra de papéis da dívida da Grécia por investidores privados foi prorrogada até amanhã às 14h (10h de Brasília), informou hoje a Agência de Gestão da Dívida Pública (PDMA) da Grécia. "Decid

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.12.2012, 11:00:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 10 de dezembro (Folhapress) - A operação de recompra de papéis da dívida da Grécia por investidores privados foi prorrogada até amanhã às 14h (10h de Brasília), informou hoje a Agência de Gestão da Dívida Pública (PDMA) da Grécia.

"Decidimos prorrogar a operação de troca da dívida para estas obrigações até terça-feira 11 de dezembro", afirmou em comunicado Stelios Papadopoulos, diretor da agência.

A intenção, segundo ele, é que os credores que não tenham conseguido participar da oferta possam fazê-lo.

A primeira fase da operação terminou na sexta-feira como previsto mas, segundo a imprensa, teve que ser prorrogada porque não alcançou o objetivo, a recompra de quase 30 bilhões de euros em títulos para reduzir a dívida do país, que terminou 2011 representando 187% do PIB (Produto Interno Bruto).

O jornal Ta Nea informou nesta segunda que a Grécia arrecadou entre Ç 26 bilhões e Ç 27 bilhões em ofertas, mas o governo ainda não se pronunciou oficialmente.

Resgate

A intenção do governo grego é conseguir descongelar a segunda parcela do resgate financeiro feito pela União Europeia e o FMI (Fundo Monetário Internacional). Dos Ç130 bilhões de euros concedidos pelos credores internacionais, o país só recebeu Ç 60 bilhões de euros.

A recompra dos papéis é uma tentativa para elevar o preço acima da expectativa do mercado para garantir interesse suficiente do investidor. O sucesso dessa ação irá abrir caminho para o país receber o financiamento, atrasado em quatro meses, e evitar uma moratória.

A faixa vai de um mínimo de 30,2% a 38,1% e um máximo de 32,2% a 40,1%, dependendo do vencimento das 20 séries de títulos. Os títulos têm spread de dois pontos percentuais entre os preços mais baixo e mais alto.

Os preços estão bem acima do nível que os títulos gregos qualificados para recompra fecharam no último dia 23 de novembro, mesmo que os credores da Grécia tenham dito na semana passada que não esperavam que os títulos fossem comprados por mais do que o preço de fechamento naquela data.

Os títulos, que tiveram um valor nominal de US$ 63 bilhões, fecharam entre 25,15 e 34,41 centavos de euro naquela data, de acordo com dados da agência de notícias Reuters.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Grécia amplia prazo para recompra de títulos para reduzir dívida"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!