MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Políticas de Merkel estão isolando a Alemanha, diz rival

O ex-ministro de Finanças da Alemanha Peer Steinbrueck foi oficializado neste domingo (9) como candidato do Partido Social Democrata (SDP, na sigla em alemão) às eleições que ocorrerão em setembro do ano que vem. Segundo ele, a atual chanceler alemã, Ange

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.12.2012, 16:39:01 Editado em 27.04.2020, 20:36:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ex-ministro de Finanças da Alemanha Peer Steinbrueck foi oficializado neste domingo (9) como candidato do Partido Social Democrata (SDP, na sigla em alemão) às eleições que ocorrerão em setembro do ano que vem. Segundo ele, a atual chanceler alemã, Angela Merkel, está isolando o país.


continua após publicidade

Steinbrueck obteve o apoio de 93% dos delegados do SDP, em uma disputa na qual ele era o único candidato. Mas sua campanha não será tão fácil. As pesquisas de opinião mostram que a coalizão conservadora de Merkel tem a preferência do eleitorado. A popularidade da chanceler é alta, em parte em função da sua postura dura no combate à crise da dívida na Europa.


Em seu discurso neste domingo, Steinbrueck mostrou que está mais disposto a ajudar seus vizinhos europeus do que Merkel. "Nós precisamos levantar nossa bandeira e ir para essas eleições com uma clara posição pró-Europa. Não devemos temer os ressentimentos que existem, não devemos temer aqueles que dizem: 'nós não queremos pagar pela dívida de outros países'. Aos olhos dos nossos vizinhos, nós estamos agindo como um diretor de escola no momento. E não é isso que um bom vizinho faz. Minha principal acusação é que Merkel levou a Alemanha ao isolamento dentro da Europa", comentou.


continua após publicidade

Steinbrueck não deu detalhes de sua política externa, mas disse que fará das eleições "um confronto sobre políticas sociais". Ele prometeu criar um salário mínimo obrigatório e estabelecer cotas para mulheres em posições de gerência, entre outras propostas. Ele também quer enrijecer a fiscalização sobre o setor financeiro. "Em vez de nos rendermos frente ao potencial de chantagem dos mercados financeiros, nós precisamos de uma regulamentação mais rígida e maior supervisão", afirmou.


O ex-ministro também disse que é preciso elevar os impostos para a camada mais rica da população, para financiar os gastos com educação, infraestrutura e energia. Segundo Steinbrueck, manter a dívida pública baixa também é essencial. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Políticas de Merkel estão isolando a Alemanha, diz rival"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!