MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Consumidores devem ter cautela nas compras de fim de ano

SÃO PAULO, SP, 8 de dezembro (Folhapress) - Com a proximidade das datas festivas e a primeira parcela do 13º salário, especialistas do Serasa e do Procon-SP recomendam cautela e planejamento para que o consumidor não comprometa a renda. Segundo os eco

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.12.2012, 11:42:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 8 de dezembro (Folhapress) - Com a proximidade das datas festivas e a primeira parcela do 13º salário, especialistas do Serasa e do Procon-SP recomendam cautela e planejamento para que o consumidor não comprometa a renda.

Segundo os economistas da Serasa Experian, não há problemas em parcelar os presentes de Natal. Mas o consumidor deve ficar atento para não perder o controle daquilo que tem a pagar. Acumular dívidas envolve maior incerteza no futuro.

Uma dica é ficar atento às dívidas pendentes antes de usar o cartão de crédito ou o cheque pré-datado. "Muitas vezes, o consumidor não consegue visualizar o que está devendo, faz mais compras e, quando a fatura chega ou o cheque cai na conta, o valor extrapolou sua capacidade de pagamento", diz em nota.

Para consumidores endividados, os economistas aconselham utilizar o 13º salário para quitar as dívidas e não ser gasto apenas na compra de presentes. este momento, dizem os economistas da Serasa, "o melhor presente de Natal é ter o nome sem nenhuma pendência financeira. A prioridade deve ser o pagamento das dívidas".

Especialistas do Procon aconselham que o uso do bom senso antes de começar as compras. "Evite comprar por impulso, não se esqueça que em janeiro tem IPVA, IPTU, material escolar e as despesas comuns do dia a dia. Elas não serão pagas pelo Papai Noel".

Outra dica é ficar atento ao local da compra. Segundo especialistas do Procon, lojas estabelecidas no comércio garantem mais segurança, e fornecem nota fiscal, uma forma que o cidadão tem para exercer seus direitos em caso de problemas com a mercadoria.

Compras pela internet

De acordo com o Procon, nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem direito de desistir da compra em até sete dias, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.

O mesmo vale para a contratação de serviços. Ao comprar pela internet, é importante verificar se a loja tem razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do email, para atendimento pós-venda.

Outar dica importante é imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.). Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Consumidores devem ter cautela nas compras de fim de ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!