Economia

Consumidores devem ter cautela nas compras de fim de ano

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 8 de dezembro (Folhapress) - Com a proximidade das datas festivas e a primeira parcela do 13º salário, especialistas do Serasa e do Procon-SP recomendam cautela e planejamento para que o consumidor não comprometa a renda.

Segundo os economistas da Serasa Experian, não há problemas em parcelar os presentes de Natal. Mas o consumidor deve ficar atento para não perder o controle daquilo que tem a pagar. Acumular dívidas envolve maior incerteza no futuro.

Uma dica é ficar atento às dívidas pendentes antes de usar o cartão de crédito ou o cheque pré-datado. "Muitas vezes, o consumidor não consegue visualizar o que está devendo, faz mais compras e, quando a fatura chega ou o cheque cai na conta, o valor extrapolou sua capacidade de pagamento", diz em nota.

Para consumidores endividados, os economistas aconselham utilizar o 13º salário para quitar as dívidas e não ser gasto apenas na compra de presentes. este momento, dizem os economistas da Serasa, "o melhor presente de Natal é ter o nome sem nenhuma pendência financeira. A prioridade deve ser o pagamento das dívidas".

Especialistas do Procon aconselham que o uso do bom senso antes de começar as compras. "Evite comprar por impulso, não se esqueça que em janeiro tem IPVA, IPTU, material escolar e as despesas comuns do dia a dia. Elas não serão pagas pelo Papai Noel".

Outra dica é ficar atento ao local da compra. Segundo especialistas do Procon, lojas estabelecidas no comércio garantem mais segurança, e fornecem nota fiscal, uma forma que o cidadão tem para exercer seus direitos em caso de problemas com a mercadoria.

Compras pela internet

De acordo com o Procon, nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem direito de desistir da compra em até sete dias, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.

O mesmo vale para a contratação de serviços. Ao comprar pela internet, é importante verificar se a loja tem razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do email, para atendimento pós-venda.

Outar dica importante é imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.). Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
 

continua após publicidade