Economia

Produção de veículos cresce 10,5% em novembro

Da Redação ·





Por Gabriel Balcocchi

SÃO PAULO, SP, 7 de dezembro (Folhapress) - Diante de um mês mais fraco de vendas, a produção de veículos desacelerou em novembro na comparação com o mês anterior. As montadoras fabricaram 301,7 mil unidades no último mês, número 5,3% inferior ao registrado em outubro.

Este nível, contundo, é 10,5% superior ao mesmo mês do ano passado e reflete as expectativas de um mercado ainda aquecido pelo IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido.

Em novembro, as vendas caíram 3% na comparação anual, afetadas por feriados e a ressaca da antecipação de vendas de outubro, quando o benefício no IPI foi prorrogado pela segunda vez.

A expectativa é de que o fenômeno se repita em dezembro, somando-se à injeção do 13º salário em um mês com forte volume de vendas.

Para fazer frente à demanda, as fábricas devem elevar o nível de produção. Algumas empresas já anunciaram até a suspensão das férias coletivas, tradicionalmente previstas para dezembro.

Apesar disso, o ano deve fechar com uma produção inferior a de 2011. A um mês do fim do ano, o volume ainda está 2,1% abaixo do registrado nos 11 primeiros meses do ano passado.
 

continua após publicidade