MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Inflação de serviços sobe 0,51% em outubro, diz IBGE

A inflação de serviços subiu 0,51% em outubro, na mesma variação registrada em setembro, e ficou novamente abaixo do resultado verificado no IPCA do período, que acelerou de 0,57% para 0,59%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.11.2012, 11:36:02 Editado em 27.04.2020, 20:38:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A inflação de serviços subiu 0,51% em outubro, na mesma variação registrada em setembro, e ficou novamente abaixo do resultado verificado no IPCA do período, que acelerou de 0,57% para 0,59%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, de janeiro a outubro, a alta de 6,81% nos preços dos serviços ainda estão bem acima da inflação oficial no período, de 4,38%. O mesmo movimento ocorre na taxa acumulada em 12 meses, que ficou em 8,27% em serviços, ante 5,45% no IPCA.


continua após publicidade

"Os quatro principais impactos sobre o IPCA do ano são itens de serviços", notou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE. "O item empregado doméstico recuou em outubro, mas ainda lidera os impactos no ano."


Embora os preços de empregados domésticos tenham caído 0,16% em outubro, o item acumula uma alta de 11,08% no ano, o equivalente a uma contribuição de 0,39 ponto porcentual no IPCA do período. Em segundo lugar aparece a refeição fora de casa, com alta de 6,82%, 0,33 ponto porcentual de contribuição, pressionada tanto pela maior demanda quando pelo aumento dos alimentos.


continua após publicidade

O aluguel residencial figura na terceira posição entre os impactos no IPCA de 2012, com alta de 8,05% e contribuição de 0,30 ponto porcentual. Em quarto lugar, está o plano de saúde, que aumentou 6,40%, influência de 0,20 ponto porcentual.


Embora o grupo alimentos venha pressionando a inflação nos últimos meses, o primeiro produto alimentício a figurar na lista de principais altas no ano é o arroz, em sexto lugar, com aumento acumulado de 29,81% e contribuição de 0,15 ponto porcentual.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Inflação de serviços sobe 0,51% em outubro, diz IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!