MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Senai ressalta importância do ensino profissionalizante

Apenas 6,6% dos jovens brasileiros de 15 a 19 anos estão matriculados em escolas de ensino médio profissionalizante, afirmou nesta terça-feira o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Lucchesi. Esse porcentual é muito ba

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.11.2012, 12:12:02 Editado em 27.04.2020, 20:38:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apenas 6,6% dos jovens brasileiros de 15 a 19 anos estão matriculados em escolas de ensino médio profissionalizante, afirmou nesta terça-feira o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Lucchesi. Esse porcentual é muito baixo, diz Lucchesi, se comparado à média de 42% dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No Japão, por exemplo, 55% dos jovens nesta faixa etária estão matriculados em escolas de ensino médio profissionalizante.


continua após publicidade

O dado brasileiro se mostra ainda mais preocupante quando confrontado com a necessidade de formar 7,2 milhões de profissionais de nível técnico no País até 2015, observou o presidente do Senai, ao participar, nesta terça-feira, na capital paulista, do seminário "Educação e formação de mão de obra para o crescimento", terceiro evento da série de fóruns Brasil Competitivo, realizados pela Agência Estado em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).


Lucchesi ressaltou a importância da valorização do ensino profissionalizante durante o transcorrer do ensino médio. Isso porque, de um universo de 24 milhões de jovens no Brasil, apenas 3,4 milhões chegam à universidade. "Todo o conteúdo de aprendizado é pensado como se todos fossem para a universidade, mas a maior parte não vai", criticou.


continua após publicidade

Essa situação, afirmou Lucchesi, faz com que 86% dos jovens brasileiros não cheguem à universidade e o jovem que vai para o mercado de trabalho fique quase sem nenhuma preparação. Lucchesi também criticou o peso que se dá à educação como fator de entrave ao crescimento econômico no País. Para ele, à frente da educação sempre aparecem outros fatores, como tributação e infraestrutura, por exemplo.


Já o diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, avaliou que, se for resolvido o problema da educação no País, todos os demais obstáculos que tornam mais lento o desenvolvimento da economia brasileira podem ser superados. "A educação, talvez, seja o maior gargalo. Por meio deste debate, talvez possamos resolver todos os demais gargalos", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Senai ressalta importância do ensino profissionalizante"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!