MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

G20 e FMI advertem sobre risco do "abismo fiscal"

SÃO PAULO, SP, 5 de novembro (Folhapress) - O FMI (Fundo Monetário Internacional) e o G20 (grupo dos 20 países mais ricos) alertaram hoje os EUA para que tomem medidas rapidamente de modo a prevenir o chamado "abismo fiscal". Se o Congresso Nacional do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.11.2012, 23:06:00 Editado em 27.04.2020, 20:38:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 5 de novembro (Folhapress) - O FMI (Fundo Monetário Internacional) e o G20 (grupo dos 20 países mais ricos) alertaram hoje os EUA para que tomem medidas rapidamente de modo a prevenir o chamado "abismo fiscal".

Se o Congresso Nacional dos EUA não chegar a um acordo sobre o corte de US$ 600 bilhões dos gastos governamentais e o aumento de impostos a partir de 1º de janeiro, a economia americana pode estar ameaçada de voltar à recessão -o que atingiria todo o crescimento mundial.

Trata-se de uma ameaça não só para os EUA, mas "também para a economia global dado o tamanho" do país, disse hoje a presidente do FMI, Christine Lagarde, na Cidade do México.

O mesmo alerta foi feito pelos ministros dos 20 países mais desenvolvidos, que se reuniram ontem e hoje na capital mexicana.

No comunicado oficial da reunião, as autoridades econômicas desses países ressaltaram os "riscos elevados" para o crescimento global. Entre eles, possíveis atrasos na implementação de medidas anticrise na Europa e a possibilidade de um brusco corte do gasto público nos EUA.

Segundo o comunicado final da reunião, os EUA se comprometeram a evitar uma queda brusca das despesas do Estado, que possa afetar o crescimento mundial, também ameaçado por problemas orçamentários no Japão e por uma desaceleração em alguns mercados emergentes.

"Os Estados Unidos calibrarão cuidadosamente o ritmo de ajuste fiscal para assegurar que as finanças públicas estão em um caminho sustentável no longo prazo, e evitar [assim] uma forte contração fiscal [ou do gasto] em 2013", disse o texto final, divulgado hoje.

O secretário do Tesouro dos EUA, Tim Geithner, não assistiu ao encontro, que terminou a menos de 24 horas das eleições presidenciais de amanhã no país.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "G20 e FMI advertem sobre risco do "abismo fiscal""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!