Economia

Participação do iPad no mercado de tablets cai para 50,4%

Da Redação ·

SÃO PAULO, SP, 5 de novembro (Folhapress) - A proporção do iPad em relação aos tablets encomendados no mundo todo durante o terceiro trimestre caiu para 50,4% (ante 59,7% do período correspondente no ano passado), enquanto as outras quatro maiores fabricantes de aparelhos do tipo -que empregam o sistema Android- elevaram sua participação, aponta um estudo divulgado hoje pela IDC. As cinco principais companhias que montam tablets são Apple, Samsung, Amazon, Asus e Lenovo, em ordem decrescente de participação de mercado. As encomendas de tablets como um todo cresceram 49,5% em relação a 2011, chegando a 27,8 milhões de aparelhos comercializados. Só a Samsung incrementou em 325% o número de unidades produzidas e enviadas (para 5,1 milhões de aparelhos, que incluem os Galaxy Tab 2 e Galaxy Note 10), tornando-se responsável por 6,5% de todos os eletrônicos da categoria manufaturados no período. Asus e Lenovo verificaram aumento nas encomendas de 243% e 100%, respectivamente. Não há dados comparativos para a Amazon, que produziu 2,5 milhões de aparelhos Kindle Fire no período, já que a varejista começou a vender seu tablet com Android no quarto trimestre do ano passado. "Pós-PC" No mesmo período e também segundo a IDC, as encomendas de computadores pessoais (desktops e notebooks) apresentaram declínio de 8,6% em relação ao ano passado (para 87,8 milhões de unidades), em parte por causa da antecipação do lançamento do Windows 8.  

continua após publicidade