Economia

Após 16 altas seguidas, mercado reduz expectativa de inflação para 2012

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 5 de novembro (Folhapress) - Depois de 16 elevações consecutivas, o mercado reduziu nesta semana a previsão de inflação para este ano. A expectativa agora é que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) encerre 2012 em 5,44%, ante 5,45% na última semana.

A informação consta do boletim Focus, levantamento feito semanalmente pelo Banco Central com profissionais do mercado.

Apesar da queda, o nível previsto para 2012 ainda é superior ao centro da meta estipulada para o país, de 4,5%.

O mercado também alterou, pela segunda vez seguida, a previsão para a taxa básica de juros no ano que vem. A expectativa para a Selic passou de 7,75% na última semana para 7,63% no levantamento de hoje.

A projeção para o crescimento da economia neste ano ficou estável pela terceira semana seguida, em 1,54%. Para 2013, a expectativa, que está inalterada há 13 semanas, é de um PIB de 4%.

Os economistas das instituições consultadas pelo Banco Central preveem um cenário pior para a produção industrial neste ano. Segundo os dados do boletim Focus, a queda deve ser 2,31%, mais acentuada, portanto, que o cenário indicado na última semana, de retração de 2,1%.

A mudança segue o resultado da indústria em setembro, que mostrou uma queda de 1% e surpreendeu analistas e até o governo.
 

continua após publicidade