MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Brasileiro está mais confiante em outubro, diz CNI

A confiança do brasileiro na economia do País está melhor no mês de outubro. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgado nesta quarta-feira, cresceu 2,8% no mês, em relação a sete

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.10.2012, 12:15:11 Editado em 27.04.2020, 20:38:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A confiança do brasileiro na economia do País está melhor no mês de outubro. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgado nesta quarta-feira, cresceu 2,8% no mês, em relação a setembro, atingindo 116,4 pontos. Segundo a Confederação, este é o maior valor desde janeiro de 2011. Na comparação com outubro do ano passado, o Inec deste mês cresceu 3,1%. "Os brasileiros acreditam na recuperação da economia. Por isso, esperam que os preços e o desemprego não aumentem nos próximos meses", avaliou o economista da CNI Marcelo Azevedo.


continua após publicidade

O Inec é formado por seis tópicos e a maioria deles confirma o aumento do otimismo do brasileiro em relação ao desemprego, ao endividamento e à inflação. O índice de expectativa do desemprego cresceu 9,1% em outubro em relação a setembro e atingiu o maior valor desde março de 2011 (136,1 pontos). Pela metodologia da pesquisa, aumento do indicador reflete melhora no item avaliado, ou seja, o brasileiro está mais confiante de que o desemprego no País não vai aumentar.


Quanto ao endividamento, o índice cresceu 7,4% em outubro na comparação com setembro. "Isso reflete tanto uma queda do porcentual de entrevistados que afirmou ter aumentado seu endividamento na comparação com os últimos três meses quanto um aumento da percepção de queda no endividamento", destaca o estudo.


continua após publicidade

O levantamento mostra ainda que a população brasileira também está mais otimista com a evolução dos preços. "O indicador de expectativa de evolução da inflação interrompeu uma sequência de quatro meses consecutivos de piora ao crescer 5,5% na comparação com setembro", diz a pesquisa. O componente de expectativa da inflação está 12,1% acima do apurado em outubro de 2011, o que mostra um otimismo muito superior ao verificado no ano passado, ressalta a CNI. O Inec deste mês foi realizado com base em mais de 2 mil entrevistas feitas de 18 a 22 de outubro em todo o País.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Brasileiro está mais confiante em outubro, diz CNI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!