MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aneel restringe empresa com obra atrasada em leilão

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) restringiu a participação de empresas com obras atrasadas no próximo leilão de transmissão, que deve ocorrer em 5 de dezembro, às 10 horas, na sede da BM&FBovespa. As companhias que se enquadram nessa situaçã

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.10.2012, 20:21:01 Editado em 27.04.2020, 20:38:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) restringiu a participação de empresas com obras atrasadas no próximo leilão de transmissão, que deve ocorrer em 5 de dezembro, às 10 horas, na sede da BM&FBovespa. As companhias que se enquadram nessa situação não poderão participar da licitação individualmente ou como líderes de um consórcio, mas poderão integrar um grupo, desde que sua participação seja limitada a 49%.


continua após publicidade

Com essa decisão, a Aneel não proíbe, mas impõe restrições à participação de três estatais do Grupo Eletrobras: Furnas, Chesf e Eletronorte. Empreendimentos dessas empresas apresentaram atraso superior a 180 dias na entrada em operação comercial. Por essa razão, elas foram punidas pelo menos três vezes nos últimos 36 meses. A proposta de leilão que foi para audiência pública foi amenizada. Ela previa que essas empresas não poderiam ter participação superior a 10% em consórcios montados para essa licitação.


Para o relator, Julião Coelho, a proposta aprovada diminui a chance de que haja novos atrasos nas linhas de transmissão, pois essas três empresas não serão as gestoras dos consórcios. Apenas após a conclusão das linhas poderá haver alterações na composição societária dos grupos vencedores.


continua após publicidade

O leilão terá oito lotes, entre eles dois que atenderão a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O edital aprovado nesta terça-feira prevê que a Receita Anual Máxima (RAP) para os empreendimentos será de R$ 476 milhões. No leilão, vence quem apresentar o menor valor de RAP para cada lote. As linhas vão abastecer os Estados do Acre, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aneel restringe empresa com obra atrasada em leilão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!