A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou nesta terça-feira o estudo 'Nordeste Competitivo'. O trabalho indica que a região precisa de R$ 25,8 bilhões para garantir escoamento da produção em 2020. Essa estimativa de investimentos, indica a CNI, envolve projetos na infraestrutura de transporte, com obras prioritárias para modernizar e ampliar rodovias, ferrovias e portos na região.
Conforme a CNI, são 83 os projetos prioritários em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O trabalho foi realizado em parceria com as federações das indústrias dos Estados da região. O estudo identificou, no entanto, que apenas um quarto dos 83 projetos considerados prioritários está em andamento. As ferrovias e os portos são os que mais precisam de investimentos. Juntas, as duas malhas vão demandar 90% dos R$ 25,8 bilhões. Outros 9% devem ser investidos nas rodovias e 1% nas hidrovias, apontou a CNI.
"A baixa eficiência de transporte de cargas compromete o esforço de adequação do setor produtivo aos padrões de competição e qualidade internacionais. Os custos de transporte são, em média, bastante superiores aos do mercado internacional", afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, na apresentação do estudo. "O nosso objetivo é aumentar a eficiência do transporte de cargas no Brasil. Planejar é se preparar para o futuro e o Nordeste precisa de obras urgentes", completou.
A pesquisa mostra que, atualmente, fatia de 15,7% dos projetos que estão em estudo ou em andamento no Nordeste conta com a participação da iniciativa privada. "A infraestrutura não está colaborando como poderia, e deveria, para aumentar a competitividade do nosso País. A infraestrutura é um meio de elevação da eficiência da indústria", disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), José de Freitas Mascarenhas.
O "Nordeste Competitivo" é o terceiro estudo que a CNI e as federações estaduais divulgam sobre a situação da infraestrutura regional e necessidade de investimentos. Os primeiros foram o Norte Competitivo e o Sul Competitivo. No Norte, são necessários R$ 13,8 bilhões para obras prioritárias de infraestrutura. No Sul, a necessidade é de R$ 15,2 bilhões.
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