Economia

Salvador fica sem abastecimento de água após apagão

Da Redação ·
O apagão que atingiu o Nordeste na madrugada desta sexta-feira causou interrupção de sete horas no fornecimento de água para Salvador e região metropolitana. Segundo a Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A. (Embasa), a queda da rede elétrica causou paralisação do sistema de bombeamento que abastece a capital baiana. O sistema só deve voltar a operar normalmente, segundo a empresa, no domingo (28). Em nota, porém, a Embasa diz que "o prazo pode ser estendido caso ocorram problemas no funcionamento de equipamentos da rede distribuidora, durante o reequilíbrio do sistema". O apagão também causou uma série de transtornos em Salvador e em cidades do interior, como Feira de Santana, onde o fornecimento de energia só foi totalmente restabelecido por volta das 8 horas. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), por exemplo, fez um apelo à população para recuperar os estoques de sangue no Estado, já que "grande quantidade" (ainda não calculada pela instituição) de sangue foi perdida por causa do desligamento dos equipamentos de refrigeração.

Os sistemas do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) e do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) só começaram a ser restabelecidos no início da tarde.

Em Salvador, foi registrado um arrombamento de uma loja de móveis no bairro de Nazaré, no centro da cidade, durante o apagão. Os ladrões renderam o vigilante, de quem roubaram a lanterna e R$ 140, e invadiram o estabelecimento, levando computadores e impressoras. No bairro histórico da Mouraria, um casarão pegou fogo depois que um morador tentou iluminar o local com velas. O imóvel, onde moravam 11 famílias, ficou destruído, mas ninguém ficou ferido.


Em Feira de Santana, um dos quatro geradores do Hospital Geral Clériston Andrade não funcionou. Uma mulher de 65 anos morreu durante o blecaute e a direção da instituição investiga se o óbito tem relação com o apagão.


Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), o apagão teve início no Estado às 23h18 (0h18 pelo horário de Brasília) e abrangeu todos os 417 municípios. À 1h30, a energia começou a ser restabelecida, a partir do sul da Bahia, e às 2h30 a eletricidade voltou a Salvador e região metropolitana. Além do Nordeste o apagão atingiu também a região Norte do País.

continua após publicidade