MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ONS diz que apagão foi causado por curto-circuito

O apagão que afetou o Nordeste e parte da região Norte do País na madrugada desta sexta-feira foi causado por um curto-circuito ocorrido às 0h14 no segundo circuito da linha de transmissão em 500 kV Colinas-Imperatriz, informou o Operador Nacional do Sist

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2012, 13:06:01 Editado em 27.04.2020, 20:38:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O apagão que afetou o Nordeste e parte da região Norte do País na madrugada desta sexta-feira foi causado por um curto-circuito ocorrido às 0h14 no segundo circuito da linha de transmissão em 500 kV Colinas-Imperatriz, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A estrutura, que faz parte da interligação entre os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste, é de propriedade da Taesa, empresa que tem a Cemig e um fundo de investimentos como acionistas majoritários.


continua após publicidade

Em nota divulgada nesta sexta-feira o ONS disse que esse evento ocorreu em uma chave seccionadora do capacitor série da linha de transmissão, que ficou danificada. O defeito foi eliminado pela atuação das proteções de retaguarda da subestação Colinas, que resultou no desligamento de oito circuitos de 500 kV a ela conectados. Essa ação causou a separação do sistema Norte/Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN).


De acordo com o comunicado, com o isolamento da região Nordeste, houve uma queda acentuada de tensão e frequência que provocou o desligamento total das cargas dessa região, no montante de 9.500 MW. Na região Norte, houve o desligamento de 3.400 MW, correspondendo a 77% da carga total. Conforme o ONS, a cidade de Belém não foi afetada, sendo suprida diretamente pela usina hidrelétrica de Tucuruí.


continua após publicidade

O operador disse que as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste também não foram afetadas pela perturbação. No processo de recomposição do sistema, cerca de quatro horas após a ocorrência, 70% das cargas estavam restabelecidas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ONS diz que apagão foi causado por curto-circuito"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!