MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Parlamento Europeu barra Yves Mersch no BCE

O Parlamento Europeu rejeitou hoje a indicação do presidente do banco central de Luxemburgo, Yves Mersch, para a Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE). "Por uma margem apertada, o plenário confirmou a rejeição da candidatura de Yves Mersch par

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.10.2012, 13:57:05 Editado em 27.04.2020, 20:38:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Parlamento Europeu rejeitou hoje a indicação do presidente do banco central de Luxemburgo, Yves Mersch, para a Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE). "Por uma margem apertada, o plenário confirmou a rejeição da candidatura de Yves Mersch para a Comissão Executiva do BCE", disse o Parlamento em comunicado. A nomeação já tinha sido rejeitada esta semana pelo Comitê de Assuntos Econômicos e Monetários da Casa.


continua após publicidade

Embora a aprovação do Parlamento seja desejada na nomeação de dirigentes do BCE, o Legislativo não tem pode de vetar as indicações feitas pelo Conselho Europeu, que representa os chefes de Estado e governo da União Europeia. A Comissão Executiva do banco central, que tem seis cadeiras, faz parte do Conselho da instituição, que reúne ainda os 17 presidentes dos bancos centrais nacionais da zona do euro.


O Parlamento Europeu se opôs à nomeação de Mersch porque defende que o BCE tenha mulheres nas suas divisões mais elevadas.


continua após publicidade

Segundo uma fonte da UE, o Conselho Europeu vai avançar com a indicação do presidente do banco central de Luxemburgo mesmo com a rejeição do Parlamento Europeu. "O Conselho vai tomar ciência da opinião negativa, mas existe uma urgência. Essa cadeira vaga precisa ser preenchida", comentou a fonte ouvida pela Dow Jones. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Parlamento Europeu barra Yves Mersch no BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!