MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

População desocupada aumenta 12,8% em São Paulo

A região metropolitana de São Paulo registrou um aumento considerável na taxa de desemprego, que passou de 5,8% em agosto para 6,5% em setembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora não tenha havido redução no número d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.10.2012, 10:24:01 Editado em 27.04.2020, 20:38:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A região metropolitana de São Paulo registrou um aumento considerável na taxa de desemprego, que passou de 5,8% em agosto para 6,5% em setembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora não tenha havido redução no número de vagas, houve expansão no número de pessoas à procura de trabalho. Como resultado, houve aumento também na taxa de desemprego média nacional, de 5,3% para 5,4% no período.


continua após publicidade

A população ocupada permaneceu estável, com a entrada de duas mil pessoas no mercado de trabalho. No entanto, a população desocupada registrou um aumento de 12,8% no período, o equivalente a mais 76 mil pessoas procurando emprego. "O negativo desse resultado é que aumentou a taxa de desemprego e o mercado não atendeu essa demanda. O que pode estar explicando esse aumento de São Paulo, de onde está vindo essa população? Está vindo da inatividade", explicou Cimar Azeredo, gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.


A população inativa, que é basicamente formada por aposentados, estudantes e donas de casa, segundo Azeredo, está voltando à atividade, voltando a procurar emprego. "Isso ocorre por algum estímulo naquela região. Pode ser pela ocorrência de obras, ou pela proximidade do fim do ano. Certamente não foi por diminuição na renda", afirmou o gerente do IBGE.


continua após publicidade

A população inativa em São Paulo teve redução de 1,0% em setembro, o equivalente a menos 72 mil pessoas nessa condição. "É o maior numero de desocupados naquela região em pelo menos 12 meses. Mas não aumentou o desemprego porque fecharam vagas lá. Não é a análise correta. Aumentou foi o número de pessoas procurando trabalho", insistiu Azeredo. "Isso é contrário do desalento. As pessoas estão achando que vão conseguir emprego", acrescentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "População desocupada aumenta 12,8% em São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!