Economia

Milhares cercam Parlamento espanhol em protesto contra austeridade

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 23 de outubro (Folhapress) - Milhares se concentraram hoje em torno do Parlamento espanhol, para protestar contra uma polêmica proposta de orçamento do Executivo, e que começou a ser apreciada pelos deputados hoje.

Os parlamentares devem retomar os debates sobre o orçamento público para 2013 amanhã, quando está prevista a votação da matéria.

Centenas de policiais cercaram o prédio do Parlamento, tendo poucos enfrentamentos com os manifestantes. A imprensa local não reportou incidentes mais graves, ao contrário de um protesto semelhante ocorrido em setembro, quando dezenas ficaram feridos e quase 40 foram detidos.

Os manifestantes afixaram pequenos cartazes às barreiras erguidas pela polícia com frases como "O governo pede paciência, nós gritamos desobediência" ou "Um euro em cada quatro para pagar uma dívida ilegítima".

Deficit público

O gabinete do primeiro-ministro conservador Mariano Rajoy pretende reduzir o deficit público no ano que vem, aumentando impostos e cortando despesas do Estado.

Uma tarefa bastante complicada num país mergulhado na recessão e com a mais alta taxa de desemprego da zona do euro.

A intenção é melhorar o estado das contas públicas, permitindo que o país se financie no mercado em condições mais favoráveis. Hoje, o Tesouro espanhol precisa pagar juros cada vez mais altos para emprestar porque o mercado vê com desconfiança a capacidade do Estado ibérico em se manter solvente.
 

continua após publicidade