MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Intenção de consumo das famílias cai, apura CNC

As famílias estão com menos disposição para as compras em outubro, comparado ao mês imediatamente anterior e também em relação ao mesmo mês de 2011, revela a pesquisa "Intenção de Consumo das Famílias" (ICF), da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Ho

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.10.2012, 10:39:01 Editado em 27.04.2020, 20:38:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As famílias estão com menos disposição para as compras em outubro, comparado ao mês imediatamente anterior e também em relação ao mesmo mês de 2011, revela a pesquisa "Intenção de Consumo das Famílias" (ICF), da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Houve recuo de 0,6% na intenção de compras em relação a setembro e de 1,6% ante outubro do ano anterior.


continua após publicidade

"Mesmo com a sustentação do aumento real da renda e da baixa taxa de desemprego, as incertezas quanto ao mercado de trabalho, diante da extensão do ritmo mais moderado da economia, ainda se refletem na confiança das famílias", informou a CNC, em nota oficial. A interpretação é que também pesou no resultado sobre a intenção de consumo a alocação de parte da renda para saldar dívidas.


Na contramão do resultado geral, a pesquisa revela, contudo, que as medidas do governo de isenção tributária foram favoráveis, mais uma vez, à aquisição de bens duráveis. Os índices relativos a este item mantêm-se acima da zona de indiferença (100,0 pontos), "indicando um nível favorável de consumo", segundo a CNC.


continua após publicidade

Por faixas de renda, a confederação aponta resultados piores na confiança das famílias de renda abaixo de dez salários mínimos, com recuo de 0,9%, comparado a setembro. Já as famílias com renda acima de dez salários mínimos apresentaram elevação de 0,5%, considerando a mesma base de comparação.


Também na análise mensal, os dados regionais revelaram que a retração do índice nacional foi puxada pelas capitais do Centro-Oeste e do Nordeste, que registraram variação de -4,3% e -1,2%, respectivamente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Intenção de consumo das famílias cai, apura CNC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!