MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Núcleos do IPCA-15 desaceleram, diz Votorantim Corretora

As medidas de núcleos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) de setembro desaceleraram e vieram dentro do intervalo de expectativas coletadas pelo AE Projeções com os analistas do mercado financeiro.De acordo com cálculos realiza

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.09.2012, 10:09:01 Editado em 27.04.2020, 20:40:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As medidas de núcleos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) de setembro desaceleraram e vieram dentro do intervalo de expectativas coletadas pelo AE Projeções com os analistas do mercado financeiro.


continua após publicidade

De acordo com cálculos realizados pela Votorantim Corretora com base na taxa de 0,48% apresentada pelo índice de inflação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15-EX subiu 0,40%, ante 0,42% do núcleo que teve como base o IPCA-15 de 0,39% de agosto. A previsão dos analistas consultados pelo AE Projeções era de um avanço entre de 0,40% a 0,47%, com mediana de 0,43%, para este núcleo, que exclui do cálculo geral preços de alimentos com comportamentos mais voláteis e combustíveis.


O IPCA-15-DP, abreviação de Índice de Preços ao Consumidor Amplo - Dupla Ponderação, avançou 0,44%, de acordo com a corretora. A expectativa era alta de 0,39% a 0,51%, com mediana de 0,44%. Em agosto, esta taxa foi de 0,45%.


continua após publicidade

Quanto ao IPCA-15-MS, que é o tradicional núcleo de médias aparadas com suavização, a Votorantim Corretora informou que houve alta de 0,41% ante variação positiva de 0,43% observada na leitura do IPCA-15 de agosto. Neste caso específico, as estimativas dos economistas consultados pelo AE Projeções estavam no intervalo de 0,38% a 0,56%, com mediana de 0,47%.


As medidas de núcleos do IPCA-15 são calculadas tradicionalmente pelas instituições do mercado financeiro logo que o IBGE divulga o indicador, uma vez que são acompanhadas de perto pelo Banco Central, que tem como um dos seus principais objetivos o cumprimento das metas de inflação. Os resultados encontrados podem variar ligeiramente de instituição para instituição, mas sempre indicam o caminho que os núcleos estão tomando, auxiliando o mercado e o próprio BC no monitoramento da inflação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Núcleos do IPCA-15 desaceleram, diz Votorantim Corretora"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!