MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Com nova fábrica no Brasil, Hyundai obtém desconto maior no IPI

Por Mariana Schreiber BRASÍLIA, DF, 19 de setembro (Folhapress) - A montadora Hyundai Motor Brasil passou a ter direito ao desconto de IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) concedido pelo governo para carros com mais de 65% de componentes prod

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.09.2012, 18:32:00 Editado em 27.04.2020, 20:40:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Mariana Schreiber

BRASÍLIA, DF, 19 de setembro (Folhapress) - A montadora Hyundai Motor Brasil passou a ter direito ao desconto de IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) concedido pelo governo para carros com mais de 65% de componentes produzidos no Brasil.

A portaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

No ano passado, o governo elevou em trinta pontos percentuais a alíquota do IPI para carros com menos de 65% de conteúdo nacional. A Hyundai não pagará mais esse aumento porque está inaugurando sua primeira fábrica própria no Brasil, em Piracicaba (SP), onde fabricará o modelo HB20 a partir de outubro.

O carro será vendido a partir de R$ 31.995,00. A empresa disse que os preços continuam os mesmos que já foram anunciados. A assessoria de imprensa não respondeu se o preços anunciado antes já incluíam a previsão de redução do IPI após a inauguração da fábrica.

Esse desconto no IPI vale até dezembro apenas. O governo está para anunciar os detalhes do novo regime automotivo que passará a vigorar em 2013 com novas regras para obtenção do desconto.

Além da redução do imposto devido à inclusão de componentes nacionais em seu carro, o produto da Hyundai já tinha o desconto extra que o governo deu no IPI neste ano, por período temporário, para estimular as compras de carros e reduzir os estoques das montadoras, que estavam muito elevados no primeiro semestre.

Essa redução foi concedida no final de maio pelo governo em até sete pontos percentuais, de acordo com o modelo e a cilindrada do veículo. No caso dos carros populares, de motor 1.0, a redução foi de 7% para zero. Os veículos álcool e flex com motores entre 1.0 e 2.0 tiveram o IPI reduzido de 11% para 5,5% e os modelos a gasolina com motores entre 1.0 a 2.0 tiveram o IPI reduzido de 13% para 6,5%.

No caso dos carros com mais de 65% de conteúdo nacional, as alíquotas também foram reduzidas, mas permaneceram 30 pontos percentuais acima. Por exemplo, no caso dos carros populares, de motor 1.0, a redução foi de 37% para 30%.

O desconto temporário do IPI vale até outubro. Os carros nacionais acima de 2.000 cilindradas não tiveram a alíquota do imposto reduzida.

O modelo Tucson, da Hyundai, já é produzido no Brasil pelo grupo Caoa e também tem o desconto de 30 pontos percentuais no IPI.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Com nova fábrica no Brasil, Hyundai obtém desconto maior no IPI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!