MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

PIB-IBGE - (Atualizada)

Instituto vai mudar sistema de cálculo do PIB RIO DE JANEIRO, RJ, 19 de setembro (Folhapress) - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) irá mudar o cálculo do PIB (Produto Interno Bruto), com o intuito de aproximar as contas nacionais d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.09.2012, 13:29:00 Editado em 27.04.2020, 20:40:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Instituto vai mudar sistema de cálculo do PIB




RIO DE JANEIRO, RJ, 19 de setembro (Folhapress) - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) irá mudar o cálculo do PIB (Produto Interno Bruto), com o intuito de aproximar as contas nacionais do modelo que é recomendado pelas ONU (Organização das Nações Unidas) e outros órgãos internacionais. A informação foi divulgada hoje pelo instituto

Detalhes do novo cálculo, no entanto, ainda não foram divulgados pelo órgão. Em nota publicada hoje, o IBGE diz que a nova metodologia será divulgada apenas no final de 2014.

"O Projeto de Revisão do Sistema de Contas Nacionais, com divulgação de resultados prevista para final de 2014 / início de 2015, se insere neste contexto [de mudanças seguindo padrões internacionais]", explicou o instituto.

Em sua nota, o instituto lembrou que, nos últimos anos diversos organismos internacionais, responsáveis pela elaboração de manuais e recomendações metodológicas sobre a produção de estatísticas, vêm coordenando seminários e discussões visando à harmonização da produção de estatísticas econômicas no mundo. O projeto atual de revisão se insere neste contexto.

O instituto lembrou que um dos resultados recentes desta intenção de harmonizar a produção de estatísticas foi a aprovação da revisão da classificação internacional de atividades econômicas, e dos manuais de contas nacionais, balanço de pagamentos, finanças públicas, estatísticas monetárias e financeiras entre outros.

Dentro desse processo o IBGE e a Secretaria da Receita Federal, entre outros gestores de registros administrativos de âmbito nacional, já adotaram a nova classificação de atividades -denominada CNAE 2.0- em suas informações econômicas.

2007

A última mudança de cálculo nas contas nacionais foi realizado em 2007.

À época, a metodologia incorporou no item "indústria" alguns indicadores que faziam parte dos "serviços". Atividades como telecomunicações, informática, serviços cinematográficos e de vídeo e atividades de rádio, televisão e agências de notícias passaram a ser consideradas como indústria e não mais como serviços.

Mesmo assim, a indústria teve peso relativo menor e os serviços participação maior na apuração dos resultados da economia brasileira.

Na ocasião, serviços aumentou cerca de 10 pontos percentuais -de 56,3% para 66,7%. Já a indústria recuou em 8,4 pontos percentuais- de 36,1% para 27,7%.

Entre os setores industriais que mais perderam força nas contas nacionais estiveram a indústria de transformação (recuo de 4,4 pontos percentuais para 17,2%) e construção civil (queda de 3,2 pontos para 5,5%).

Nos serviços, comércio ( de 7,1% para 10,6%), transporte e armazenagem (2,6% para 4,9%) e intermediação financeira (5,2% para 6%) ganharam mais peso no índice.

Houve, em 2007, a incorporação de pesquisas do IBGE na apuração das contas nacionais, como as Pesquisas Anuais da Indústria, Comércio, Serviços, e de Construção, reformuladas na segunda metade da década de 1990. O ano-base para a mudança do cálculo será o de 2000.

1997

No período anterior a 1997, o desempenho da economia brasileira era medido pelo Sistema de Contas Nacionais Consolidadas, elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), que calculou o PIB de 1947 a 1989.

Tratava-se de um sistema simplificado, com um conjunto de contas mais agregado, que sofria revisões a cada Censo Econômico. Em 1997, o IBGE adotou a 3ª Versão do Manual de Contas Nacionais da ONU (Organização das Nações Unidas), realizando uma alteração profunda nesse Sistema, que não afetou apenas a sua base de dados, como ocorre na mudança atual, mas a sua própria estrutura, que foi ampliada.

Tal mudança levou à divulgação de uma nova série das Contas Nacionais, de 1990 a 1997, e estabeleceu o Sistema de Contas Nacionais do Brasil na forma como ele vigora até hoje.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "PIB-IBGE - (Atualizada)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!