MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

IGP-M recua e fica em 0,84% na 2ª prévia do mês

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) ficou em 0,84% na segunda prévia de setembro, após subir 1,38% em igual prévia do mês de agosto. O resultado do indicador, anunciado na manhã desta quarta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.09.2012, 08:30:02 Editado em 27.04.2020, 20:40:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) ficou em 0,84% na segunda prévia de setembro, após subir 1,38% em igual prévia do mês de agosto. O resultado do indicador, anunciado na manhã desta quarta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam uma alta entre 0,65% e 0,94%, e acima da mediana das expectativas (0,75%).


continua após publicidade

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de setembro. O Índice de Preços no Atacado - Mercado (IPA-M) subiu 1,11%, após avançar 1,94% em igual prévia do mesmo índice em agosto. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor - Mercado (IPC-M) teve alta de 0,37% na segunda prévia deste mês, em comparação com o aumento de 0,26% na segunda prévia do mês passado. Já o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) registrou taxa positiva de 0,14% na segunda prévia do indicador deste mês, após registrar elevação de 0,36% na segunda prévia do mês anterior.


O resultado acumulado do IGP-M é usado no cálculo do reajuste dos preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de setembro, o índice acumula aumentos de 6,95% no ano e de 7,93% em 12 meses. O período de coleta de preços para o cálculo da segunda prévia do IGP-M deste mês foi do dia 21 de agosto ao dia 10 de setembro.


continua após publicidade

Atacado


Os dados da segunda prévia do IGP-M mostram que a inflação agropecuária perdeu força no atacado. Os preços dos produtos agrícolas no atacado subiram 2,60% neste levantamento, em comparação com a alta de 5,43% apurada na segunda prévia do mesmo índice em agosto. De acordo com a FGV, os preços dos produtos industriais no atacado tiveram aumento de 0,52% nesta prévia, em comparação com a alta de 0,65% na segunda prévia de agosto.


No âmbito do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 0,85% na segunda prévia de setembro, após subirem 0,57% na segunda prévia de agosto.


Já os preços dos bens intermediários apresentaram aumento de 0,80% na prévia divulgada nesta manhã, em comparação com a elevação de 1,16% na segunda prévia do IGP-M de setembro. Os preços das matérias-primas brutas tiveram taxa positiva de 1,76% na segunda prévia de setembro, em comparação com a alta de 4,49% na segunda prévia de agosto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "IGP-M recua e fica em 0,84% na 2ª prévia do mês"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!