MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Petrobras diz que só fará refinaria a custo internacional

Por Pedro Soares RIO DE JANEIRO, RJ, 18 de setembro (Folhapress) - O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, disse que o país precisa investir rapidamente na expansão da capacidade de refino, uma vez que o mercado de combustíveis cr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.09.2012, 18:54:00 Editado em 27.04.2020, 20:40:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Pedro Soares

RIO DE JANEIRO, RJ, 18 de setembro (Folhapress) - O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, disse que o país precisa investir rapidamente na expansão da capacidade de refino, uma vez que o mercado de combustíveis crescerá de modo acelerado e os principais gargalos estão em gasolina, querosene de aviação e óleo diesel.

A estatal já é obrigada a importar esses produtos diante do aumento da demanda e não vislumbra uma saída no curto prazo.

O executivo reiterou, porém, que tal urgência não se traduzirá em custos mais elevados --o que já se verificou no caso do Comperj (RJ) e da refinaria de Abreu e Lima (PE).

Todos os projetos, diz, terão como base os preços de equipamentos e serviços usados em plantas internacionais de refino.

"Temos como referência os custos internacionais. Acompanhamos isso diariamente", disse Cosenza.

Segundo o diretor, o objetivo é monitorar de perto os projetos e evitar estouros de prazos e orçamentos. Ou seja, o ideal é não repetir as experiências negativas do Comperj e da refinaria de Pernambuco, que atrasaram o cronograma inicial e estão atualmente com avanço de 60% e 35% das obras físicas, respectivamente.

O executivo disse ainda que o país demanda mais refinarias, mas que elas só sairão do papel se as condições de financiamento, custos e capacidade financeira da companhia permitirem.

Diante disso, os projetos das unidades "premium" do Ceará e do Maranhão seguem sob reavaliação da companhia e só serão feitos se houve capacidade financeira e custos compatíveis.

Tecnologias submersas

Para reduzir custo de extração de óleo e investimentos em plataformas, a Petrobras investe em tecnologias submersas e encomendou à norte-americana FMC um sistema de separação de água e óleo, que já está em operação num poço no campo de Marlim, na bacia de Campos.

Inovador no mundo, o sistema está instalado a uma profundidade de 900 metros. Até agora, similares a ele só operavam a, no máximo, 200 metros.

O equipamento piloto consumiu US$ 90 milhões e está em fase de testes.

Até 70% de toda a água extraída junto com o óleo do reservatório pode ser separada, segundo a FMC. Com isso, o petróleo flui melhor do fundo do mar e chega mais "limpo" e de modo mais rápido à plataforma, reduzindo o tempo de extração. Desse modo, o custo também cai.

Outra vantagem é o fato de que os pesados e onerosos sistemas de separação de água e óleo instalados nas plataformas poderão serão mais simples, mais leves e com menos uso de aço e menor demanda de pessoal.

Tudo isso reduz o investimento na construção da plataforma. Segundo José Mauro Ferreira, diretor de marketing da FMC, o novo equipamento tem capacidade de separação de 27 mil barris/dia, mas pode

ser configurado para poços com volumes maiores, de acordo com a necessidade da Petrobras.

"É uma solução inovadora em todo o mundo e certamente acarretará custos menores."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Petrobras diz que só fará refinaria a custo internacional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!