MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Líder da oposição grega endurece postura contra resgate internacional

SÃO PAULO, SP, 15 de setembro (Folhapress) - O líder da oposição grega, Alexis Tsipras, endureceu seus termos contra o resgate internacional do hoje. Ele prometeu combater uma rodada de austeridade que Atenas está negociando com seus credores. O esquer

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.09.2012, 18:31:00 Editado em 27.04.2020, 20:40:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 15 de setembro (Folhapress) - O líder da oposição grega, Alexis Tsipras, endureceu seus termos contra o resgate internacional do hoje. Ele prometeu combater uma rodada de austeridade que Atenas está negociando com seus credores.

O esquerdista de 38 anos disse que iria mobilizar seus parlamentares e partidários contra as medidas de austeridade para evitar que elas provoquem danos irreparáveis à economia grega, depois de mais de dois anos das propostas que cortaram os salários em um terço.

"A hora de parar a catástrofe é agora", disse Tsipras em um discurso na cidade de Salônica, no norte do país. "Essas medidas não devem ser aprovadas. Elas darão o golpe final no povo".

Capitalizando sobre a frustração popular com os cortes passados, o partido Syriza de Tsipras surgiu das margens políticas para se tornar a segunda maior legenda na eleição de junho, perdendo por pouco para o primeiro-ministro conservador, Antonis Samaras, que agora lidera uma frágil coalizão de três partidos.

Atenas está atualmente negociando com inspetores da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional novos cortes que vão erodir ainda mais a renda familiar depois de cinco anos consecutivos de recessão e desemprego de quase 25%.

Os credores pressionam a Grécia a concordar e a aprovar medidas rapidamente se quiser se qualificar para outros pagamentos de resgate e evitar uma bancarrota caótica que poderia obrigar o país a abandonar o euro.

A única maneira de a Grécia lidar com sua dívida descontrolada é repudiando grande parte dela, disse Tsipras: "Esse é o único modo crível e válido para sair da recessão".

Ele disse que a Grécia deve trabalhar com outros países europeus endividados e rejeitou temores de que se arriscava a ser expulso da zona do euro.

"Ninguém na zona do euro tem motivo político para obrigar um país a deixá-la", disse Tsipras. "A Alemanha definitivamente não tem tal motivo".

O governo grego rejeitou as promessas de Tsipras de repudiar a dívida e reverter todos os cortes salariais e de aposentadorias feitas nos últimos dois anos.

"A única coisa que ele não esclareceu é em que moeda ele vai honrar suas promessas", disse o porta-voz do governo, Simos Kedikoglou.

"No Syriza eles estão sonhando em imprimir dracmas".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Líder da oposição grega endurece postura contra resgate internacional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!