MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fipe: relação etanol/gasolina recua para 66,22% em SP

A relação entre o preço do etanol e da gasolina na cidade de São Paulo recuou entre a última semana de agosto e a primeira de setembro, de 66,59% para 66,22%, informou nesta quarta-feira a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A taxa ficou ba

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.09.2012, 15:30:01 Editado em 27.04.2020, 20:40:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A relação entre o preço do etanol e da gasolina na cidade de São Paulo recuou entre a última semana de agosto e a primeira de setembro, de 66,59% para 66,22%, informou nesta quarta-feira a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A taxa ficou bastante inferior à registrada na primeira semana de setembro de 2011, quando atingia 70,66%. "Foi exatamente quando a relação passou de 70% e ficou desvantajoso para o consumidor abastecer com etanol", lembrou o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Rafael Costa Lima.


continua após publicidade

Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol é de 70% do poder dos motores a gasolina. Entre 70% e 70,50%, é considerada indiferente a utilização de gasolina ou etanol no tanque.


De acordo com o coordenador, a relação menor entre o preço do etanol e da gasolina reflete o comportamento deflacionário dos preços dos combustíveis, sobretudo o fato de o preço do etanol estar caindo com mais força que o da gasolina. Na primeira quadrissemana de setembro, o etanol teve baixa de 0,70% e o da gasolina, de 0,27%. "A queda de combustíveis está durando mais do que o esperado", disse Costa Lima. Os combustíveis colaboraram para que o grupo Transportes mostrasse variação negativa de 0,13% no IPC de 0,31% divulgado nesta quarta.


continua após publicidade

O economista explicou que este ano a safra de cana-de-açúcar foi colhida com atraso, o que afetou sua qualidade para produção do açúcar, favorecendo, por outro lado, a produção de álcool. "Além disso, o preço do açúcar no mercado internacional está desfavorável", disse, para justificar o aumento na oferta do produto. "É difícil dizer se essa trajetória vai perdurar, mas não vejo muito espaço para quedas mais intensas", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fipe: relação etanol/gasolina recua para 66,22% em SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!