Economia

Apple apresenta iPhone 5, com tela maior e conectividade 4G

Da Redação ·





Por Rafael Capanema

SÃO PAULO, SP, 12 de setembro (Folhapress) - Apple anunciou hoje a nova geração do seu smartphone, o iPhone 5. As principais novidades são a tela de quatro polegadas (ante 3,5 polegadas das versões anteriores), o design mais esguio e conectividade 4G do tipo LTE.

O vice-presidente sênior de marketing de produto da Apple, Phil Schiller, anuncia o novo iPhone 5; Ainda não foram divulgadas informações sobre o lançamento do dispositivo.

O iPhone ganhou um centímetro de altura (que passou a ser de 12,5 cm) e emagreceu 0,17 cm - sua espessura do novo aparelho é de 0,76 cm (redução de 18%). O Galaxy S 3, da Samsung, tem 13,7 cm de altura e 0,86 cm de espessura.

Seu peso diminuiu 28 gramas, para 112 g (redução de 20%), ante 133 g do Galaxy S 3.

Tela

As quatro polegadas de tela do iPhone 5 são preenchidas por uma resolução de 1.136 x 640 pixels - a tela do iPhone 4S tem resolução de 960 x 640 pixels, enquanto a do Galaxy S 3, de 4,8 polegadas, tem 1.280 x 720 pixels.

A proporção 16:9 da nova tela, conhecida como "widescreen", permite a adição de uma nova fileira de aplicativos nas telas do iOS.

A nova tela mantém a densidade de 326 pixels por polegada, característica da linha Retina de painéis LCD da Apple.

Segundo a empresa, há 44% mais saturação de cores, o que permite imagens mais vivas. "É a tela mais precisa da indústria", disse Phil Schiller durante o anúncio do aparelho, que aconteceu no centro Yerba Buena, em San Francisco.

Novo sistema, novo motor

O iPhone 5 será vendido com o novo sistema operacional da Apple, o iOS6. Entre suas novidades estão a substituição dos mapas - anteriormente fornecidos pelo Google.

Seu processador, um Apple A6, será duas vezes mais rápido que o do iPhone 4S. Por conta de seu poder de processamento, segundo a empresa, os games terão qualidade semelhante à de consoles.

A Apple diz que as tarefas mais comuns serão realizadas no iPhone 5 em metade do tempo que levava o iPhone 4S.

Para suportar a nova tela e gráficos mais possantes, a bateria do novo telefone terá maior duração: oito horas de conversação e até 225 horas em modo de espera ("standby").

Câmera

As especificações da câmera do iPhone 5 são iguais à do iPhone 4S: 8 Mpixels e abertura F/2.4.

Contudo, segundo a empresa, foi necessário um profundo redesenho do dispositivo, em especial por conta do afinamento do celular como um todo.

"O oceano parece mais azul, as crianças parecem mais felizes. O mundo parece mais belo", disse Schiller em tom de brincadeira.

O smartphone terá a capacidade de fazer imagens panorâmicas de até 28 Mpixels, além de reconhecer rostos e a capacidade de tirar instantâneos ao longo de uma gravação de vídeo (que será 1.080p).

A câmera frontal fará vídeos em 720p.

Conectividade

Além da aguardada capacidade de se conectar a redes 4G do tipo LTE, o novo iPhone suportará duas bandas de Wi-Fi (faixas de frequência 2,4 GHz e 5 GHz) - assim como o recém-anunciado Nokia 930.
 

continua após publicidade