MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Produtividade do País não vence importados, diz Abramat

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Walter Cover, afirmou nesta quarta-feira que a indústria nacional mostrou avanço da produtividade para competir com o crescimento das importações nos últimos anos. "E

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.09.2012, 12:18:02 Editado em 27.04.2020, 20:40:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Walter Cover, afirmou nesta quarta-feira que a indústria nacional mostrou avanço da produtividade para competir com o crescimento das importações nos últimos anos. "Em um primeiro momento, as importações induziram a uma melhora na produtividade", afirmou. A melhora, no entanto, não teve fôlego suficiente para garantir um bom nível de concorrência a longo prazo, ponderou.


continua após publicidade

De acordo com a pesquisa divulgada pela Abramat em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a indústria brasileira de materiais teve ganhos de produtividade de 4% ao ano, em média, entre 2005 e 2008. Após esse período, porém, a pressão excessiva da concorrência externa, favorecida pela valorização cambial, somada ao quadro de crise internacional, reverteu o avanço nos ganhos de produtividade.


Cover também lembrou que a indústria nacional é afetada por fatores internos, como custos de logística, energia e tributação. Além isso, a chamada "guerra dos portos" contribuiu para agravar o quadro e reduzir ainda mais o preço dos importados praticados no mercado brasileiro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Produtividade do País não vence importados, diz Abramat"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!