MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo analisará situação fiscal de estados

O Ministério da Fazenda estabeleceu normas para análise da capacidade de pagamento dos Estados, de Distrito Federal e de municípios, em operação de crédito interna ou externa. Essa análise da capacidade de pagamento terá como finalidade subsidiar a conces

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.09.2012, 08:57:01 Editado em 27.04.2020, 20:40:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério da Fazenda estabeleceu normas para análise da capacidade de pagamento dos Estados, de Distrito Federal e de municípios, em operação de crédito interna ou externa. Essa análise da capacidade de pagamento terá como finalidade subsidiar a concessão de aval da União nessas operações. Portaria assinada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, com as novas normas, foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União (DOU).


continua após publicidade

A portaria traz uma metodologia de análise com fórmulas matemáticas que permitem indicar a classificação da situação fiscal do Estado ou do município que estiver pleiteando o crédito. Essa análise será feita pelo Tesouro Nacional. Pela portaria, o Estado ou município poderá ser classificado por avaliações que variam de A+, quando a situação for excelente e o risco de crédito for quase nulo, até D- quando a situação for de desequilíbrio fiscal.


A portaria estabelece também as regras para a concessão das garantias da União e das contrapartidas oferecidas pelo estado ou município que quiser o aval da União para as operações de crédito.


continua após publicidade

A adoção dessas novas regras veio no momento em que o governo ampliou o espaço fiscal de vários estados para a concessão de novos créditos. O volume de recursos que poderá ser contratado pelos estados, até 2014, já chegou a quase R$ 60 bilhões. O Tesouro Nacional já autorizou 21 Estados a contraírem empréstimos de até R$ 58 bilhões. Paraná e Distrito Federal ainda devem receber o aval da União até o final deste mês, elevando os recursos que serão despejados na economia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Governo analisará situação fiscal de estados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!