MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aneel revisará tarifas de distribuidoras de energia no inicio de 2013

Por Julia Borba BRASÍLIA, DF, 11 de setembro (Folhapress) - A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai revisar as tarifas de todas as distribuidoras de energia no início do ano que vem, independentemente de elas estarem incluídas ou não entre o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.09.2012, 19:14:00 Editado em 27.04.2020, 20:40:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Julia Borba

BRASÍLIA, DF, 11 de setembro (Folhapress) - A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai revisar as tarifas de todas as distribuidoras de energia no início do ano que vem, independentemente de elas estarem incluídas ou não entre o grupo que vai participar do processo de renovação de concessões.

Segundo a agência, todas as distribuidoras devem ter as tarifas ajustadas ainda no primeiro semestre de 2013.

Serão abatidos dos pagamentos os encargos como a CCC (Conta de Consumo de Combustíveis), a RGR (Reserva Global de Reversão) e parte da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético).

A economia que será feita na geração e na transmissão será repassada para toda a cadeia.

Anúncio

Na manhã de) a presidente Dilma Rousseff disse que os cortes no preço da energia elétrica para os consumidores residenciais e industriais pode ser maior do que os percentuais anunciados na última semana, de 16,2% e de até 28%, respectivamente.

Dilma disse também que o governo fará um aporte de R$ 3,3 bilhões por ano para repor as perdas do corte dos tributos, uma vez que eles serviam para financiar programas sociais do governo, como o "Luz para Todos".

Só continuarão pagando os encargos as empresas que tiverem a renovação da concessão prevista para depois de 2017. Para elas, os mesmos percentuais de recolhimento que já são praticados atualmente continuarão sendo seguidos.

Renovação de contratos

O governo irá renovar 20 contratos de geração de energia que, juntos, totalizam 22.341 MW de potência instalada -o equivalente a cerca de 20% do parque gerador do Brasil.

Para transmissão de energia, nove contratos de concessão, que terão vencimento em 2015, também serão renovados. Eles totalizam 85.326 km de linhas de transmissão -correspondente a cerca de 67% desse sistema.

No caso da distribuição de energia, serão renovados 44 contratos que terão término entre 2015 e 2016 -aproximadamente 35% do mercado atendido.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, esses contratos são responsáveis pelo atendimento de pouco mais de 24 milhões de consumidores ou pontos de consumo no país.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aneel revisará tarifas de distribuidoras de energia no inicio de 2013"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!