MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Venda da Cesp vira dúvida com queda de tarifa, diz CBIE

A privatização da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) pode ser inviabilizada pelas medidas de redução de tarifas de energia elétrica - anunciadas na quinta-feira (06) pela presidente Dilma Rousseff, e que serão detalhadas na terça-feira -, na avaliaç

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.09.2012, 15:15:01 Editado em 27.04.2020, 20:40:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A privatização da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) pode ser inviabilizada pelas medidas de redução de tarifas de energia elétrica - anunciadas na quinta-feira (06) pela presidente Dilma Rousseff, e que serão detalhadas na terça-feira -, na avaliação do diretor do Centro Brasileiro de InfraEstrutura (CBIE), Adriano Pires. Segundo ele, dependendo de como será definida a redução tarifária e sua relação com a renovação das concessões, a Cesp poderá deixar de ser atrativa para investidores privados.


continua após publicidade

Para Pires, é temeroso que o governo utilize o momento em que as concessões de geração e distribuição de energia elétrica estejam vencendo para reduzir as tarifas. Condicionar a renovação da concessão a uma queda nas tarifas por parte das empresas pode gerar problemas. "O governo vai ter que calcular uma média histórica tarifária para calcular qual será a redução (da tarifa) destas empresas e, até onde eu saiba, não foi feita uma auditoria neste sentido", disse. O diretor da CBIE considera que seria importante saber quem e como irá definir esta redução.


O dirigente, que também é professor da UFRJ, acredita que uma medida que vincule a renovação das concessões a uma redução tarifária é, além de autoritária, nociva para o equilíbrio financeiro das empresas. "Se as empresas reduzirem as tarifas apenas para terem suas concessões renovadas sem pensar no econômico, investimentos futuros em geração também serão afetados", afirma.


continua após publicidade

O executivo lembra que o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) já tentou privatizar a Cesp e o atual governador, Geraldo Alckmin, também acenou com esta possibilidade. Porém, ele acredita que se a renovação da concessão for condicionada a redução de tarifa sem uma pesquisa qualificada, a Cesp pode ser duramente afetada. Ele também não descarta que o governo Dilma tente inviabilizar a venda da Cesp de forma deliberada, já que o Estado de São Paulo continua sendo uma região onde a influência do PT é menor. "Dependendo do teto da tarifa, ninguém vai comprar a Cesp", disse.


Pires também se disse assustado com o fato de a presidente ter contraposto o programa de privatização do governo FHC ao atual, baseado em concessões, o que indica um forte viés intervencionista, principalmente levando em consideração que as primeiras concessões que deverão ser renovadas são de estatais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Venda da Cesp vira dúvida com queda de tarifa, diz CBIE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!