Economia

Jaguar Land Rover congela plano para fábrica no Brasil, diz "FT"

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 6 de setembro (Folhapress) - A Jaguar Land Rover decidiu suspender temporariamente seu plano para construir uma fábrica no Brasil, segundo o jornal britânico "Financial Times"

O executivo-chefe da empresa, Ralf Speth, disse hoje que a fábrica não faz mais sentido após o Brasil decidir que não é mais possível usar incentivos fiscais estaduais para atrair investimentos estrangeiros.

"A diferença entre a importação de carros ou produzir os carros localmente, de repente, desapareceu", disse Speth. Ele disse esperar que autoridades brasileiras venham com uma nova medida nas próximas semanas.

A companhia havia dito, em julho, que estudava montar o carro Land Rover Freelander no Brasil para evitar as altas taxas de importação para veículos estrangeiros.

Atualmente, a Jaguar Land Rover produz a maioria de seus veículos em três fábricas na Inglaterra. Mas a montadora está expandindo sua base de produção ao exterior em resposta ao aumento das vendas.

Ela já monta Freelanders na Índia e aguarda a aprovação de uma joint venture com a Chery para construir carros da Jaguar e da Land Rover na China.

Após a compra da Jaguar Land Rover pela indiana Tata Motors, a montadora está em investindo 5 bilhões de libras esterlinas. Nos últimos dois anos, foram contratados 8.000 novos funcionários apenas no Reino Unido.
 

continua após publicidade