MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Greve faz IBGE mudar cálculo trabalhista do IPCA

A greve de servidores no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alterou em agosto a metodologia de cálculo do aumento no custo de empregados domésticos e mão de obra para pequenos reparos. Os dados do Rio de Janeiro referentes a junho não

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.09.2012, 11:09:01 Editado em 27.04.2020, 20:40:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A greve de servidores no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alterou em agosto a metodologia de cálculo do aumento no custo de empregados domésticos e mão de obra para pequenos reparos. Os dados do Rio de Janeiro referentes a junho não foram entregues, portanto os técnicos da Coordenação de Índices de Preços tiveram que estimar a tendência da série de rendimentos para agosto a partir dos dados de maio, informou o IBGE.


continua após publicidade

A coordenadora de Índices de Preços, Eulina Nunes dos Santos, explicou que os dois itens costumam ser calculados com base na série de rendimentos da Pesquisa Mensal de Emprego. A partir dos dados da última pesquisa, os técnicos estimam a evolução do rendimento para os dois meses seguintes.


"Isso se faz normalmente porque os dados da PME são um pouco mais defasados do que os do IPCA. Quando divulgamos agosto, a PME está com os dados disponíveis de junho", contou Eulina. "No caso do Rio, que não tinha os dados de junho, foram estimados em vez de dois meses à frente, três meses à frente."


continua após publicidade

Como resultado na mudança na metodologia, o item empregado doméstico passou de uma alta de 1,37% em julho para 1,11% em agosto. O item mão de obra para pequenos reparos subiu de 0,39% em julho para 0,56% em agosto.


O IBGE informou que as demais regiões que integram a pesquisa seguiram o procedimento regular, sendo estimados apenas dois meses à frente, com base nos rendimentos de junho efetivamente coletados através da PME.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Greve faz IBGE mudar cálculo trabalhista do IPCA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!