MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alimentos e bebidas puxam alta do IPCA, diz IBGE

Os aumentos nos preços dos alimentos e bebidas voltaram a pressionar a inflação em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupo alimentação e bebidas registrou variação de 0,88% em agosto, ligeiramente abaixo da verifi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.09.2012, 09:45:01 Editado em 27.04.2020, 20:40:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os aumentos nos preços dos alimentos e bebidas voltaram a pressionar a inflação em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupo alimentação e bebidas registrou variação de 0,88% em agosto, ligeiramente abaixo da verificada em julho, de 0,91%. Como resultado, os alimentos puxaram a alta de 0,41% na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês, com um impacto de 0,21 ponto porcentual.


continua após publicidade

As regiões metropolitanas de Fortaleza e Curitiba tiveram as maiores altas nos alimentos, a primeira com um aumento de 1,36% e a segunda com avanço de 1,30%. Belém teve o menor resultado, com um aumento de 0,47%.


Após um avanço de 50,33% nos preços em julho por causa da redução da oferta, o quilo do tomate voltou a subir em agosto. O fruto ficou 18,96% mais caro e manteve a liderança no ranking dos principais impactos do mês, com uma contribuição individual de 0,06 ponto porcentual no IPCA. No ano, o tomate já acumula uma alta de 76,46%.


continua após publicidade

Ficaram mais caros também a cenoura, alho, batata inglesa, ovo de galinha, outras bebidas alcoólicas, pão doce, arroz, entre outros. Na direção oposta, registraram deflação os feijões carioca, fradinho e mulatinho, além do açaí, hortaliças e cebola.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alimentos e bebidas puxam alta do IPCA, diz IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!