MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vendas a prazo e à vista arrefecem no mês, apura ACSP

O Indicador de Movimento de Comércio (IMC), que acompanha as vendas a prazo, teve queda de 6,5% na 1ª quinzena de julho (com um dia útil a menos) em comparação com igual período do ano passado. Na mesma base de comparação, o Indicador de Consultas de Cheq

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.07.2012, 19:45:02 Editado em 27.04.2020, 20:42:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Indicador de Movimento de Comércio (IMC), que acompanha as vendas a prazo, teve queda de 6,5% na 1ª quinzena de julho (com um dia útil a menos) em comparação com igual período do ano passado. Na mesma base de comparação, o Indicador de Consultas de Cheque (ICH), que acompanha as vendas à vista, teve um recuo de 6,6%. As informações são da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que se baseia numa amostra de dados de clientes da empresa Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).


continua após publicidade

Os dados, quando ajustados pela média diária, apresentam alta de 1,3% e 1,2%, respectivamente, no IMC e no ICH, mostrando um ritmo lento de crescimento das vendas no varejo.


Segundo a entidade, o arrefecimento é reflexo, no caso da venda de bens duráveis (móveis e eletrodomésticos), da antecipação de compras que ocorreu em junho, quando o consumidor temia o fim do IPI reduzido para a linha branca e móveis. No caso do ICH, que reflete mais as vendas de roupas e calçados, as temperaturas mais altas no começo de julho prejudicaram as vendas da moda outono-inverno.


continua após publicidade

O IMC registrou queda de 7,2% na primeira quinzena de julho, comparado com a primeira quinzena de junho. No caso do ICH, a queda foi de 19,8%, no mesmo período, mas, conforme a ACSP, teve um caráter sazonal, visto que a comparação foi feita com o Dia dos Namorados e ampliada pelo clima frio do início de junho.


Inadimplência cresce


De acordo com a ACSP, o Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI), referente a registros recebidos/carnês em atraso, apresentou alta de 9,4% na 1ª quinzena de julho ante igual período de 2011 (com um dia útil a menos). Já o Indicador de Recuperação de Crédito (IRC) - que acompanha registros cancelados/renegociações de crédito - apresentou alta menor, de 5,1%, no mesmo comparativo.


A entidade informou que os indicadores sinalizam uma ligeira alta na inadimplência em relação ao mesmo intervalo de 2011, mas não podem ser projetados para o mês de julho, visto que continuam as campanhas de renegociação de dívidas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vendas a prazo e à vista arrefecem no mês, apura ACSP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!