MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Queda do emprego frustra expectativa de recuperação

Os resultados da pesquisa de Nível de Emprego da Indústria de Transformação Paulista em junho foram os piores da série (2006) para o período, com exceção do ano de 2009, marcado pelo início da crise internacional. Números apresentados nesta quinta-feira p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.07.2012, 16:12:02 Editado em 27.04.2020, 20:42:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os resultados da pesquisa de Nível de Emprego da Indústria de Transformação Paulista em junho foram os piores da série (2006) para o período, com exceção do ano de 2009, marcado pelo início da crise internacional. Números apresentados nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostram que o indicador caiu 0,39% na série com ajuste e 0,27% sem ajuste sazonal. O mesmo correu na variação acumulada do 1º semestre, que neste foi positiva em 1,20%, pior resultado também desde 2006, excetuando 2009. De acordo com a federação, o resultado de junho só não foi mais desastroso por conta do saldo positivo registrado no setor de açúcar e álcool.


continua após publicidade

No entanto, segundo diretor do Departamento de Pesquisa Econômica (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini, o setor de açúcar e álcool vem diminuindo anualmente o ritmo de criação de vagas. No acumulado do ano até junho, o setor registrou alta de 29,6% no nível de emprego perante 2011, o pior resultado da série histórica para o período. No acumulado do 1º semestre de 2011, a alta havia sido de 46,1%, que era, até então, o pior desempenho da série histórica. O motivo da desaceleração, de acordo com Francini, é o aumento da mecanização no campo. "Açúcar e álcool não vai bem comparativamente ao que foi no ano passado e reflete a mecanização que progride ano após ano", disse.


O diretor da Fiesp, que na divulgação do mês passado havia esboçado uma esperança de recuperação nas contratações da indústria, voltou a desanimar com os dados de junho."Buscamos indícios de que haverá uma recuperação no segundo semestre, mas infelizmente não estamos vendo isso", afirmou. A Fiesp projeta que o nível de emprego encerre 2012 com queda de 2,3%. "Mas para isso vamos precisar de uma retomada da indústria porque atualmente a queda está em 3,19% (em junho ante junho de 2011)", ressaltou.


continua após publicidade

Para Francini, as condições macroeconômica do País "caminham na direção certa", com recuo da taxa Selic, que na quarta-feira caiu para 8% ao ano, e câmbio mais favorável. "Mas o mundo segue de cara feia", disse, em referência ao peso da crise econômica internacional, "e o 'espírito animal' parece assustado", complementou, citando o chamado de Guido Mantega para que as empresas reforcem os investimentos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Queda do emprego frustra expectativa de recuperação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!