Economia

Klabin vai investir 6,8 bilhões em Ortigueira

Da Redação ·
Klabin vai investir 6,8 bilhões em Ortigueira
fonte: Arquivo
Klabin vai investir 6,8 bilhões em Ortigueira

A Klabin Celulose S.A. em nota oficial da sua diretoria, confirmou ontem que, dando prosseguimento às etapas necessárias para a implantação de uma nova unidade fabril no Paraná, protocolou ontem no Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em Curitiba, o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto de Meio Ambiente (EIA-RIMA). “O documento entregue indica que, caso o projeto seja aprovado, o município de Ortigueira deverá sediar o novo complexo industrial da Klabin”, diz a nota.

continua após publicidade
O diretor-geral da Klabin, Fabio Schvartsman, confirmou o empreendimento e afirmou que já foram concluídas a negociações com a prefeitura de Ortigueira para que a fábrica seja construída no município. 
 
Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Ortigueira, publicou ontem na seção de editais da Tribuna do Norte, a lei que prevê a concessão de incentivos fiscais à Klabin Celulose. “Faltava apenas o anúncio oficial, agora já estamos nos preparando para a grande transformação econômica que esse empreendimento irá gerar em Ortigueira”, comemorou ontem o prefeito Geraldo Magela (PSDB). 
 
A nova unidade da Klabin será edificada em área própria da indústria, com extensão de 2.850.000 metros quadrados, na localidade rural conhecida como Campina dos Pupo, próxima da Rodovia do Café (BR-376) e distante 15 km da área urbana de Ortigueira. A área construída será de 1.450.000 metros quadrados. No local a Klabin tem planejada a construção de um ramal ferroviário de 17 km para interligar com a Ferrovia Central do Paraná.
 
Conforme revela o prefeito de Ortigueira, Geraldo Magela (PSDB), as obras devem começar no último trimestre deste ano. Já a conclusão e o início de operação da nova unidade estão programadas para o último trimestre de 2015. A indústria irá processar 1,5 milhão de toneladas de fibras curtas e fibras longas ao ano. E, de início, serão abertos 1.600 empregos diretos.