Economia

Bolsas da Ásia caem após Fed diminuir chance de estímulo

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Bolsas da Ásia caem após Fed diminuir chance de estímulo
fonte: Arquivo
Bolsas da Ásia caem após Fed diminuir chance de estímulo

As bolsas de valores da Ásia caíram nesta quarta-feira, após a ata da reunião do Federal Reserve de março reduzir as expectativas de mais medidas de estímulo ao crescimento da economia norte-americana, deixando os investidores à procura de mais pistas sobre as perspectivas da economia global.

continua após publicidade

Formuladores de políticas econômicas do Fed mantiveram-se focados em uma taxa ainda elevada de desemprego, embora notando sinais de crescimento ligeiramente mais forte, mas a ata sugeriu que o apetite para mais "quantitative easing" (compra de ativos), os chamados QE3, diminuiu significativamente em função de uma economia melhor nos Estados Unidos.

continua após publicidade

O índice MSCI para a região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,02 por cento às 8h10 (horário de Brasília). O índice Nikkei da bolsa de Tóquio recuou 2,29 por cento, para 9.820 pontos, abaixo do nível-chave de 10 mil pontos. O indicador atingiu a mínima em um mês, aumentando preocupações de que as ações de Tóquio, que tiveram forte rali até agora, estão interrompendo esse movimento.

continua após publicidade

"A ata não sugere qualquer mudança na postura da política monetária mais ampla do Fed, e o banco central continua pronto para tomar medidas adicionais de afrouxamento caso as condições econômicas piorarem", disse o estrategista sênior do SMBC Nikko Securities, Makoto Noji.

O índice da bolsa de Seul encerrou em queda de 1,50 por cento, Sydney fechou com desvalorização de 0,07 por cento e Cingapura perdeu 0,99 por cento.

continua após publicidade

Os mercados de Hong Kong, Xangai e Taiwan não operaram devido a feriado.

Copyright Thomson Reuters 2011