MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Wall Street opera em alta mesmo após dado ruim sobre expectativa econômica

A Bolsa de Valores de Nova York ampliou levemente os ganhos na tarde desta sexta-feira, após iniciar o pregão quase estável, superando um dado ruim sobre a expectativa do consumidor em relação à economia americana, divulgado pela Universidade de Michig

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.09.2011, 18:47:00 Editado em 27.04.2020, 20:44:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Bolsa de Valores de Nova York ampliou levemente os ganhos na tarde desta sexta-feira, após iniciar o pregão quase estável, superando um dado ruim sobre a expectativa do consumidor em relação à economia americana, divulgado pela Universidade de Michigan.

continua após publicidade

Às 16H10 GMT (13H10 de Brasília), o Dow Jones operava em alta de 0,51%, aos 11.477,34 pontos, e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, subia 0,32%, aos 2.615,59 pontos.

A bolsa abriu estável na sexta-feira, após quatro sessões consecutivas de alta, com os investidores começando a demonstrar prudência em relação à reunião de ministros de Finanças europeus, mas indicando ao mesmo tempo maior otimismo em relação à Europa, o que tem sido decisivo para o desempenho dos papeis.

continua após publicidade

Além da reunião sobre Europa, a volatilidade desta sessão tem sido particularmente estimulada pelo vencimento simultâneo de contratos futuros sobre índices de ações e de opções sobre índices e ações, disseram analistas de mercado.

Entre os indicadores do dia, a Universidade de Michigan informou que o índice de confiança dos consumidores subiu em setembro, mas a expectativa dos americanos em relação ao futuro da economia no país caiu a seu menor nível nos últimos 31 anos.

O índice de confiança do consumidor, que em agosto alcançou seu nível mais baixo desde novembro de 2008, subiu 2,1 pontos, a 57,8, conforme estimativas prévias de setembro. Os analistas esperavam um índice um pouco mais baixo, de 56,3.

continua após publicidade

Já o índice de expectativas do consumidor recuou de 47,4 para 47, atingindo o menor nível desde maio de 1980.

Segundo os especialistas, os consumidores têm se mostrado cada vez mais pessimistas com relação à recuperação econômica americana e têm ampliado os temores de que o país entre novamente em recessão.

Também a confiança nas políticas econômicas permaneceu próxima aos menores níveis da história, devido principalmente à disputa entre democratas e republicanos para conseguir ampliar o teto da dívida.

continua após publicidade

A previsão de inflação no horizonte de 12 meses, segundo a Universidade de Michigan, é de 3,7% e, em cinco anos, de 3,0%.

Outro importante dado divulgado hoje foi a redução da dívida das famílias americanas pelo terceiro ano consecutivo, conforme informou o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos).

continua após publicidade

O nível de endividamento dos lares caiu durante a primavera pelo décimo segundo trimestre consecutivo, recuando 0,6% em relação ao primeiro trimestre, para 13,298 trilhões de dólares no dia 30 de junho, disse o Fed.

O índice é o menor desde que começou a se manifestar esta tendência de cortes de dívidas desde o verão de 2008, pouco antes da crise dos créditos hipotecários de alto risco (subprime).

A atenção dos investidores segue em alta tanto em relação à economia americana quanto à eurpeia. Após a reunião entre ministros desta sexta-feira, o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, afirmou estar inquieto pelo "conflito entre os governos e o Banco Central Europeu (BCE)" diante da crise da dívida e advertiu contra uma ameaça de defaults "em cascata" de países da zona do euro.

"É uma pena constatar (...) o conflito entre os governos e o Banco Central Europeu. Todos devem trabalhar de forma conjunta (...) com o objetivo de evitar riscos catastróficos para os mercados financeiros", declarou à margem de uma reunião informal de ministros da Economia da União Europeia, realizada em Breslávia, na Polônia.

Geithner prometeu a ajuda dos Estados Unidos à Europa para sair da crise da dívida. "É preciso evitar a ameaça de defaults em cascata dos países da zona do euro".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Wall Street opera em alta mesmo após dado ruim sobre expectativa econômica"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!