MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo reduz imposto de refrigerantes

A Receita  Federal publicou hoje a Instrução Normativa 1.185, que estabelece uma redução de 50% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os fabricantes de refrigerante, refresco e extrato concentrado para elaboração de refrigerante que con

Da Redação

·
Governo reduz imposto de refrigerantes
Icone Camera Foto por
Governo reduz imposto de refrigerantes
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2011, 23:13:00 Editado em 27.04.2020, 20:45:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Receita Federal publicou hoje a Instrução Normativa 1.185, que estabelece uma redução de 50% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os fabricantes de refrigerante, refresco e extrato concentrado para elaboração de refrigerante que contenham suco de frutas ou extrato de sementes de guaraná em sua composição.

continua após publicidade

O coordenador de Tributo sobre a Produção de Comércio Exterior da Receita, João Hamilton Rech, informou que o benefício já existia, mas o Decreto 7.212, de 15 de junho de 2010, regulamentando a cobrança de IPI, gerou dúvidas sobre a continuidade da redução do imposto. A Instrução Normativa de hoje foi publicada para uniformizar o entendimento sobre a renúncia fiscal, explicou Rech.

continua após publicidade

A norma prevê uma simplificação na entrega dos pedidos pelos fabricantes. Antes, a solicitação passava pela Receita Federal que se encarregava de encaminhar o pleito para o Ministério da Agricultura, responsável pela comprovação do uso do suco de frutas ou extrato de semente de guaraná na fabricação do refrigerante. Agora, o pedido será feito diretamente ao Ministério da Agricultura. As empresas devem manter à disposição do Fisco e da Agricultura os documentos que comprovem o uso de suco de frutas ou extrato de semente de guaraná para obter a redução de IPI.

"Agora, a chancela é única, do Ministério da Agricultura. A Receita vai ficar numa situação passiva e as empresas terão que guardar os documentos em caso de serem fiscalizadas", disse Rech. Os processos de reconhecimento do direito à redução do IPI em análise pelo Fisco até a data de hoje deverão ser arquivados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Governo reduz imposto de refrigerantes "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!