Economia

Supermercados vão abrir aos domingos em Apucarana

Da Redação ·
Supermercados vão abrir aos domingos em Apucarana
fonte: Sérgio Rodrigo - da Tribuna do Norte - Diário do Paraná
Supermercados vão abrir aos domingos em Apucarana

Depois de muita polêmica, um novo acordo entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores do comércio varejista de Apucarana libera a abertura de todos os supermercados nos quatro domingos do mês, além do Super Muffato que já havia confirmado o funcionamento. Além da convenção coletiva, que prevê a abertura nos dois primeiros domingos do mês, os sindicatos e empresários do setor definiram um acordo paralelo, autorizando que cada estabelecimento possa decidir pela abertura ou não e pelo horário de funcionamento, que poderá ser das 8h30 às 14h30 ou até as 18 horas. Na convenção anterior, os supermercados de Apucarana tinham permissão para abrir apenas um domingo no mês.

continua após publicidade

Apesar da liberação para todos, ainda há uma indefinição por parte de alguns supermercadistas sobre a abertura. O Supermercado SuperMais irá funcionar todos os domingos das 8h30 às 13 horas, já o Cidade Canção ainda não tem uma definição se irá abrir todos os domingos. No entanto, neste final de semana foi confirmado o funcionamento das 8h30 até as 14h30.

continua após publicidade

O empresário Osmar Dias Faria, do Alvorada, informou que irá abrir apenas o novo supermercado, inaugurado hoje na Osvaldo Cruz. O  funcionamento no domingo será das 9 às 18 horas. Ele informou ainda que está avaliando a viabilidade de abertura aos domingos. No caso do Econômico, a direção também não decidiu sobre o funcionamento. Apenas o Condor confirmou que pretende manter as portas abertas até as 18 horas todos os domingos.

continua após publicidade

De acordo com Valdenilson Valdo Domingos da Costa, do SuperMais, a decisão de funcionar até as 13 horas foi tomada após avaliar os benefícios e os problemas com a abertura. “Foi colocado na balança o ônus de abrir aos domingos. Apesar de beneficiar os apucaranenses, não dá para esquecer que há uma comunidade dentro da empresa que será prejudicada. Não considero que haja a necessidade de funcionamento até as 18 horas”, avalia. Maurinei Nunes, gerente do Condor, por sua vez, diz que a abertura aos domingos era uma reivindicação antiga e vai beneficiar a cidade.

Para ele, Apucarana já comporta a abertura aos domingos dos supermercados. “Há uma grande expectativa em relação ao movimento. Hoje, a correria do dia a dia tem levado a população a migrar para outros dias da semana para poder fazer as compras da casa, por isso o fluxo no domingo deve ser bom”, completa.