Economia

Dólar opera com valorização neste começo de semana

Da Redação ·
 Dólar opera com valorização neste começo de semana
fonte: Arquivo
Dólar opera com valorização neste começo de semana


O dólar opera em alta ante o real nesta segunda-feira, enquanto investidores fogem de ativos considerados mais arriscados, levando as bolsas de valores ao território negativo.

continua após publicidade

Por volta das 12h11, o dólar comercial avançava 0,94% ante o real, cotado a R$ 1,602 na venda. (Veja, no vídeo ao lado: economista fala dos efeitos da crise sobre o Brasil e as exportações)

O principal motivo é o rebaixamento do rating dos Estados Unidos pela Standard & Poor's (S&P) para 'AA+', com perspectiva negativa.

continua após publicidade

Na Europa, a notícia de que o Banco Central Europeu (BCE) vai implementar ativamente seu programa de compra de títulos resultou na perda de valor do euro em relação ao dólar.

Na sexta-feira (5), a moeda registrou queda de 0,44% no mercado à vista, a R$ 1,5815, num dia marcado pela volatilidade internacional. Na semana, a moeda acumulou alta de 1,96%.

Influências
O diretor de câmbio da Renova Corretora de Câmbio, Carlos Alberto Abdalla, explica que o movimento da moeda americana poderia ser maior, não fosse o último pacote de medidas cambiais anunciadas pelo governo.

continua após publicidade

Entre as novas regras, o Conselho Monetário Nacional (CMN) recebeu poderes para regular o mercado de derivativos cambiais; os contratos de balcão serão registrados nas câmaras de compensação (BM&FBovespa e Cetip) para ter validade jurídica; e a incidência de alíquota de 1% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre a variação da posição vendida em dólar dos investidores.

'As medidas afetam as operações de especulação e limitam tanto a queda do dólar quanto a alta. É um remédio para os dois lados. Além disso, como as instituições ainda não contabilizaram exatamente os custos que terão com as novas regras, a liquidez no mercado de câmbio segue reduzida', diz.

No mercado de câmbio externo, o Dollar Index, que mede o desempenho da moeda americana em relação a seis divisas rivais, registrava ganho de 0,43%, aos 74,85 pontos.