MAIS LIDAS
VER TODOS

GOLPE

WhatsApp clonado afeta 12 mil brasileiros por dia; saiba como se proteger

De acordo com uma pesquisa feita pela startup brasileira de segurança digital PSafe, mais de 12 mil contas de brasileiros no WhatsApp são clonadas por dia. A pesquisa aponta que, somente no mês de agosto, 377,3 mil contas foram atingidas — número 90% maio

Da Redação

·
WhatsApp clonado afeta 12 mil brasileiros por dia; saiba como se proteger
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.09.2020, 10:55:49 Editado em 24.09.2020, 10:55:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

De acordo com uma pesquisa feita pela startup brasileira de segurança digital PSafe, mais de 12 mil contas de brasileiros no WhatsApp são clonadas por dia. A pesquisa aponta que, somente no mês de agosto, 377,3 mil contas foram atingidas — número 90% maior do que o registrado em janeiro deste ano.

continua após publicidade

O golpe ficou ainda mais comum com a popularização do aplicativo e com a pandemia de coronavírus. Os criminosos agem da seguinte forma: instalam o aplicativo de mensagens num celular; conseguem um código pessoal da vítima e, com isso, obtém o controle do aplicativo utilizando o perfil da vítima. A partir daí, os golpistas conversam com os contatos da pessoa se passando por ela e pedem ajuda financeira para familiares e amigos.

COMO SE PROTEGER?

continua após publicidade

- Para evitar golpes no aplicativo de mensagens é importante não passar dados pessoais e nem o código PIN do WhatsApp para terceiros e tomar cuidado com os links recebidos.

- Também é importante ativar a verificação em duas etapas, o que significa que, quando uma pessoa tentar entrar em sua conta, mas em outro dispositivo, terá de colocar uma senha para conseguir acessá-la. Para habilitar a opção, basta ir nas configurações de sua conta no WhatsApp e clicar em “confirmação em duas etapas” ou “verificação em duas etapas”, dependendo do sistema operacional do seu celular. Então crie uma senha de seis dígitos e não a compartilhe com ninguém.

- Segundo a empresa, em casos de invasão é importante entrar novamente no aplicativo com o seu telefone e confirmar o código de seis dígitos que será enviado por SMS, o que fará com que sua conta deixe de funcionar automaticamente no celular do invasor. É importante também avisar o WhatsApp da situação e fazer um alerta para amigos e familiares não clicarem em nenhum link enviado por você até a situação estar sob controle.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "WhatsApp clonado afeta 12 mil brasileiros por dia; saiba como se proteger"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!