Neste domingo (4), o vulcão Semeru, na Ilha de Java, na Indonésia, entrou em erupção soltando uma coluna de cinzas a 1,5 km no ar. Imediatamente, as autoridades locais determinaram que os moradores fiquem longe da área de erupção.
As pessoas que moram perto do local também receberam máscaras e foram retiradas de perto do vulcão. As autoridades emitiram alerta máximo em uma escala que vai até quatro. Ao todo, 2 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.
-LEIA MAIS: Lula faz novo exame na garganta em SP, que mostra “normalidade”
A agência de mitigação de desastres da Indonésia, a BNPB, advertiu aos moradores a não fazerem nenhuma atividade dentro de 8 km do centro da erupção e a permanecerem a 500 metros das margens dos rios devido aos riscos de fluxo de lava.
A Indonésia tem 142 vulcões e também a maior população do mundo vivendo perto desses locais — são 8,6 milhões de pessoas em um raio de 10 km.
Vulcão Semeru entra em erupção na ilha de Java, Indonésia, o vulcão expeliu uma coluna de cinzas de 1,5 km de altura - residentes foram evacuados e as autoridades proibiram as pessoas de chegarem a menos de 1 km. #Java #vulcão #Indonesia pic.twitter.com/S50RspWsnH
— Hugo Borges (@HugoBor73884636) December 4, 2022
Com informações do Metrópoles
Deixe seu comentário sobre: "Vulcão entra em erupção na Indonésia e deixa população em alerta; veja"