Cotidiano

Voto impresso é rejeitado por 58% da população, diz pesquisa

De acordo com estudo, 36% dos entrevistados aprovam a decisão. Outros 7% disseram não saber ou não responderam.

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Voto impresso é rejeitado por 58% da população, diz pesquisa
fonte: Rovena Rosa/Agência Brasil
Voto impresso é rejeitado por 58% da população, diz pesquisa

A adoção do voto impresso em urnas eletrônicas é rejeitada por 58% dos eleitores brasileiros, segundo a pesquisa do Instituto XP/Ipespe, divulgada nesta terça-feira (18). Ainda conforme os números, proposta defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, é aprovada por 36% dos entrevistados. Outros 7% disseram não saber ou não responderam.

continua após publicidade

O instituto perguntou ao entrevistado se ele é à favor ou contra ao voto impresso, sem detalhar o sistema de votação.

Na proposta defendida por Bolsonaro, já derrotada na Câmara dos Deputados, seria instalada uma impressora na urna eletrônica para o eleitor receber um comprovante do seu voto em papel, que seria depositado em uma urna convencional para posterior contagem.

continua após publicidade

A defesa desse modelo por Bolsonaro foi acompanhada de intensos ataques à urna eletrônica e ao sistema eleitoral. O presidente chegou a condicionar a realização das eleições de 2022 à aprovação do voto impresso sob a justificativa de que a urna eletrônica era insegura - embora tenha admitido não ter como comprovar a fragilidade do atual sistema.

A escalada de mentiras motivou a abertura de procedimentos jurídicos contra Bolsonaro, em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O instituto entrevistou 1.000 pessoas, por telefone, entre os dias 11 e 14, em todo o país. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Com informações: Valor Investe